II Olimpíada de Inovação: inscreva-se!

• Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 09h09
  • Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 16h09

Olimpíada de Inovação

O IFMG promoveu, na última terça-feira, 26 de setembro, a abertura da II Olimpíadade Inovação. O evento foi realizado no Campus Betim e contou com a presença de representantes do Instituto e das empresas Biomimetic Solutions, Raja Valley e Lemonade.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Neimar Duarte, destacou a necessidade de se pensar, constantemente, a inovação no IFMG. Segundo ele, o incentivo aos alunos, por meio de eventos como a Olimpíada – em que há uma premiação específica –, é fundamental.

A anfitriã da cerimônia e diretora do Campus Betim, Luciana Lima, ressaltou o fato de o Campus ter entrado na rota dos grandes eventos da Instituição, uma vez que sediou também, em junho, o VI Seminário de Iniciação Científica (SIC). “Nós, do IFMG, temos a missão de levar conhecimento aos alunos que, por sua vez, têm a oportunidade de transformar as informações em inovação”, enfatizou. A diretora convidou os estudantes para participarem do evento, que pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho.

O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Edilson Nolaço, um dos responsáveis pela organização do evento, aproveitou o momento para dar mais informações e orientações sobre a Olimpíada, além de esclarecer eventuais dúvidas.

O representante da Setec, membro da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e professor do Campus Ribeirão das Neves, Paulo Leão, discursou sobre a missão dos IFs, bem como sobre a importância da inovação no contexto atual. “Nosso grande desafio é aproximar a Rede Federal do mundo do trabalho, por meio da formação de profissionais dequalidade. A inovação, nesse sentido, está intimamente ligada ao empreendedorismo, pois se cria e se tem oportunidade delançar o produto no mercado”, explicou. Ele acrescentou, ainda, que diante do momento de crise do país, a inovação é sempre bem-vinda.

Startups

A abertura da Olimpíada oportunizou aos presentes conhecer um pouco mais sobre o cenário das startups, por meio depalestras da Biomimetic Solutions, da Raja Valley e da Lemonade. A representante da startup Biomimetic Solutions, Ana Elisa Antunes, contou um pouco da história e das perspectivas da empresa, vinculada ao Cefet-MG e que nasceu nos laboratórios da Instituição. A startup tem como finalidade disponibilizar tecnologias para o segmento de engenharia detecidos, que combina engenharia de materiais e biologia celular para a produção de órgãos e tecidos humanos em laboratório.

Já o membro do programa de pré-aceleração de startups Lemonade, Carnelutti Spinelli, enfatizou que a empresa é responsável por auxiliar na transformação de ideias e pensamentos em um foco empreendedor, isto é, em um modelo denegócios “repetível e escalável”, pontuou. Para fechar o ciclo de palestras, o representante da Raja Valley – centro deinovação responsável por conectar empreendedores, startups, investidores, instituições de ensino e o mercado –, Pedro Almeida, compartilhou experiências e iniciativas da empresa, com o intuito de estimular os estudantes para a participação na Olimpíada de Inovação do IFMG.

Ao vivo no Facebook

A abertura da II Olimpíada de Inovação foi transmitida, ao vivo, pela página oficial do IFMG no Facebook: https://www.facebook.com/ifmgnarede/.

Sobre a Olimpíada

Até o dia 10 de novembro, os alunos do Instituto podem se inscrever para a II Olimpíada de Inovação e concorrer a R$ 15 mil para colocar seus projetos em prática.

Com o tema “Multidisciplinaridade”, a competição segue com o objetivo de estimular o trabalho em equipe, a criação denegócios, processos, produtos e serviços e soluções inovadoras, bem como promover a prática da inovação e a difusão da cultura empreendedora.

Podem participar os alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos, cursos superiores e de pós-graduação do Instituto.

Informações e edital completo em: www.ifmg.edu.br/olimpiadadeinovacao

Fonte: IFMG - Reitoria