As turmas de Informática e Meio Ambiente visitaram a cidade de Ouro Preto

• Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 09h00
  • Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2019, 14h23

Na última terça-feira, dia 02 de julho, os estudantes do segundo ano dos cursos técnicos integrados em Informática e Meio Ambiente fizeram uma visita técnica à cidade de Ouro Preto/MG. A visita foi parte do desenvolvimento dos conteúdos relativos às disciplinas de Geografia II e História II, a cargo dos professores Eduardo de Morais, Gabriel Abílio e Johnisson Xavier.

Durante o roteiro, os participantes visitaram o mirante da Universidade Federal de Ouro Preto, a Praça da Estação, o Museu da Inconfidência, a Igreja de São Francisco e a Casa dos Contos. Os principais temas desenvolvidos relacionaram-se à ocupação do interior da América portuguesa, com destaque para a consolidação do aparato jurídico-burocrático da monarquia portuguesa, a exploração das potencialidades econômicas da colônia e a formação do território brasileiro a partir do bandeirantismo.

Segundo o prof. Eduardo de Morais “os aspectos geomorfológicos e históricos da cidade de Ouro Preto fornecem dados muito importantes para a compreensão da dinâmica de ocupação do interior do Brasil.” O prof. Gabriel Abílio destacou “a diversidade do patrimônio histórico-cultural, material e imaterial, da antiga capital do estado de Minas Gerais, sobretudo, a riqueza e variedade dos padrões estéticos do Barroco e do Arcadismo”. Por fim, de acordo com o prof. Johnisson Xavier, “a visita técnica foi muito importante para que os professores e pesquisadores dos museus pudessem questionar alguns dos mitos construídos sobre Ouro Preto e sobre o Brasil colonial. Tiradentes não foi exatamente um herói nacional e toda a opulência apresentada pela cidade foi possível graças a uma violência sem precedentes contra ameríndios e africanos escravizados.”

Os professores e o IFMG - Campus Bambuí agradecem a atenção e a solicitude de todos os funcionários do Museu da Inconfidência e da Casa dos Contos.

P 20190702 144126 p4 IMG 7566 11IMG 73751

Fonte: Professor Gabriel Oliveira