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#fiqueemcasa: Sugestões de atividades físicas durante o isolamento social

  • Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 15h28
  • Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 16h44

Fique em casa para preservar sua saúde, esta é a recomendação. No entanto, essa nova rotina e as preocupações em decorrência da COVID-19 podem causar muito estresse e aumentar a produção do hormônio cortisol no organismo. Isso porque, dentre outras funções, o cortisol é responsável por controlar o estresse tanto fisiológico quanto psicológico, e por reduzir inflamações. Alterações nos níveis de cortisol podem influenciar vários processos do organismo e principalmente deixar o sistema imunológico mais enfraquecido. Existem fatores que pioram isso, como sono de má qualidade, ficar muitas horas na frente de telas, se alimentar mal e o sedentarismo. Portanto, dormir bem, ter uma alimentação balanceada e colocar o corpo em movimento são fatores essenciais para controlar o estresse e fortalecer o sistema imunológico. 

#fiqueemcasa: Dicas de atividades físicas dentro de casa para crianças, jovens, adultos e idosos

Tipos de atividades físicas:

OBS: O ideal é que as pessoas façam as atividades/movimentos que já têm familiaridade para que façam de maneira correta e evitem lesões. Se a pessoa é iniciante, realize atividades simples e de acordo com sua condição física. O importante é a regularidade e não a intensidade.

Alongamentos: pequenas pausas com alongamentos simples durante o trabalho remoto diminui a tensão muscular e relaxa a musculatura. Esta atividade também pode ser utilizada para preparar o corpo para iniciar qualquer atividade física, como forma de aquecimento.

Corrida/Caminhada: Apenas em locais em que não haverá contato com as pessoas.

 Obs: Idosos e crianças, nesse momento, não é recomendado que se use os aparelhos da academia ao ar livre e nem os brinquedos de parques públicos.

Tarefas domésticas: Varrer a casa, quintal, jardinagem, brincar com as crianças, pular corda, entre outros.

Dançar: além gastar muita energia com o movimento corporal, é divertida e alivia a ansiedade. Esta atividade é a ideal principalmente para idosos, pois nem todos conseguem praticar determinadas atividades físicas sem acompanhamento ou dependendo da sua condição física.

Crianças: Fit dance Kids

 https://www.youtube.com/playlist?list=PLB94p-vc8iTDuVllQuBpgwQVygGzU0bMy

• Idosos:

https://www.youtube.com/watch?v=4v9bBntN3ow&list=RDQMBvLugAI7K-U&start_radio=1

• Jovens e Adultos:

https://www.youtube.com/user/portalfitdance

Exercícios que podem ser feitos com o peso corporal e em pequenos espaços: são aqueles em que as pessoas não vão precisar de acessórios para conseguir fazer. Ex: fazer uma sequência de agachamento, flexão de braço, corrida estacionária e abdominal.

 https://www.youtube.com/channel/UCBINFWq52ShSgUFEoynfSwg

Atividades lúdicas e brincadeiras com as crianças:

https://www.tempojunto.com/2020/03/16/tempojunto-em-casa-brincadeiras-e-atividades-para-os-filhos-em-tempos-de-coronavirus/

https://lunetas.com.br/quarentena/

Se você prefere usar aplicativos, segue um link com sugestões:https://www.ativo.com/fitness/treinamento-fitness/6-apps-que-ajudam-a-manter-a-forma-em-casa/ 

PERMANEÇA ATIVO! O importante é acumular pelo menos 30 minutos de atividades físicas diárias, ou seja, este tempo não precisa ser gasto totalmente em um único momento do dia ou em uma única atividade.

Em caso de dúvidas, estou à disposição para auxiliá-los por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fonte: Profa. Regiane Ramos - Coord. Esporte e Lazer/Direc

 

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