Professor e aluno do IFMG - Campus Bambuí publicam trabalho no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados

• Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 11h54
  • Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 10h51

No mês de outubro de 2019, o aluno Júlio César Machado Álvares, discente de Engenharia de Computação do IFMG - Campus Bambuí, sob orientação do Professor Marcos Ribeiro, publicaram e apresentaram um artigo com o título "SoccerNews2018: a dataset of statistics and news of the 2018 Brazilian Soccer Championship" no evento Dataset Showcase Workshop (DSW) dentro do XXXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, em Fortaleza - CE. O artigo apresenta a base de dados desenvolvida para um projeto de pesquisa do aluno, que conta com dados sobre todos os jogos do campeonato brasileiro de 2018, além de notícias sobre todos os times no período do campeonato.

O SoccerNews2018 será usado para fazer predição dos resultados dos jogos de futebol, aonde espera-se que haja uma eficiência maior do modelo proposto perante aos modelos apresentados na literatura. Além disto, devido à variedade de informações contida no dataset, o mesmo pode ser utilizado para várias outras tarefas, como a criação de estratégias de jogo baseadas nos estudos dos jogos de uma temporada passada.

A base de dados está disponível publicamente, além de todas as ferramentas utilizadas e desenvolvidas para a criação da mesma. O trabalho em desenvolvimento utilizando a base de dados também está disponível para download. Todas as ferramentas foram implementadas utilizando a linguagem de programação Python e armazenados no GitHub. Abaixo encontram-se os links para o acesso.

Base de dados: https://soccerpredict.github.io/

Projeto: https://github.com/juliocmalvares/football-predictor