Memórias da infância, dos jogos, brinquedos e brincadeiras

• Publicado: Terça, 20 de Novembro de 2018, 15h57
  • Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 12h56

No período de 22 à 26 de outubro de 2018 o Núcleo de Educação Física e a Coordenadoria de Esportes e Lazer realizaram a exposição interativa "Memórias da infância, dos jogos, brinquedos e brincadeiras". O evento ocorreu no salão de jogos, na sala de TV e no anfiteatro do campus Bambuí.

Os alunos dos cursos técnicos de administração fizeram pesquisas com idosos e pessoas de outras gerações com os objetivos de descobrir como eram as brincadeiras no passado, como era a relação entre as pessoas nas brincadeiras, como acontecia a construção dos brinquedos e como era a utilização das ruas e dos espaços públicos para o lazer e para o brincar.

Os alunos dos cursos técnicos de informática fizeram pesquisa sobre a história dos jogos eletrônicos. Refletimos com os mesmos sobre o uso da tecnologia no lazer, os benefícios e os malefícios dos jogos virtuais, dentre vários outros aspectos.

Já os alunos dos cursos técnicos de manutenção automotiva fizeram projetos de carrinhos de rolimã e construíram os brinquedos recuperando essa prática no campus.

Para os alunos dos cursos técnicos de meio ambiente e agropecuária foi proposto a construção de brinquedos com materiais alternativos refletindo sobre a importância da reciclagem, sobre a vida útil de cada material e o impacto ambiental desses materiais quando descartados na natureza de forma irresponsável.

Durante toda a semana vivenciamos inúmeros jogos e brincadeiras.

Concluímos com os alunos que independente da fase da vida o brincar é de extrema importância para todos, pois aproxima as pessoas, tornando as mesmas mais humanas, ampliando a qualidade de vida, trazendo alegria e sentido para o cotidiano.

Jogos de infancia 04

Jogos de infancia 02 2 Jogos de infancia 03