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Comunicado aos Alunos dos Cursos Superiores sobre os processos

  • Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 14h06
  • Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 20h50

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 Para os alunos dos Cursos Superiores que precisarem de solicitar os seguintes processos junto à Secretaria:

1)CANCELAMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

2) DESLIGAMENTO DE MATRÍCULA NO CURSO

3)TRANCAMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

4) TRANCAMENTO DE MATRÍCULA NO CURSO.

O prazo para solicitar todos os processos descritos acima será até 26/08/2020, de acordo com Resolução Nº 6 de 02 de julho de 2020 (Art. 8º, §1ºCaso o discente avalie que não possui condições ou que não se adéqua à modalidade ENP neste contexto de excepcionalidade, poderá solicitar o cancelamento de matrícula    na disciplina ou o trancamento total do curso no período letivo corrente até o dia 26 de agosto de 2020, conforme orientação do Registro Acadêmico).

 

Seguem Orientações:

01) CANCELAMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

Prezado(a) aluno(a), segue as orientações para solicitação do Cancelamento de Matricula em Disciplinas.

Imprimir, preencher marcando a opção nº7, assinar e devolver uma via do formulário para este e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

IMPORTANTE: preencher também o quadro com informação correta com nome da disciplina e curso onde está sendo ofertada.

Somente após envio do formulário preenchido (legível) e assinado que será realizada o cancelamento de sua matrícula em disciplinas junto ao IFMG - Campus Bambuí.

FORMULÁRIO GERAL 

02) DESLIGAMENTO DE MATRÍCULA NO CURSO

Prezado(a) aluno(a), segue as orientações para solicitação do Desligamento de Curso. 

Imprimir, preencher marcando a opção nº 1, assinar e devolver uma via do formulário para o seu Coordenador de Curso.

Juntamente com o formulário, deverá ser enviado também o nada consta da Assistência Estudantil e da Biblioteca, que podem ser solicitados através dos e-mails:

ASSISTÊNCIA ESTUDANTILEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

BIBLIOTECA: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Somente após envio desta documentação completa e análise da Coordenação de Curso (que enviará o parecer para a Secretaria) que será realizado o cancelamento de sua matrícula junto ao IFMG - Campus Bambuí.

FORMULÁRIO GERAL 

03) TRANCAMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS (TRANCAMENTO PARCIAL)

Prezado(a) aluno(a), segue as orientações para solicitação do Trancamento de Matricula em Disciplinas.

Imprimir, preencher marcando a opção nº8, assinar e devolver uma via do formulário para este e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

IMPORTANTE: preencher também o quadro com informação correta com nome da disciplina e curso onde está sendo ofertada.

Somente após envio do formulário preenchido (legível) e assinado que será realizada o trancamento de matrícula em disciplinas junto ao IFMG - Campus Bambuí.

FORMULÁRIO GERAL 

04) TRANCAMENTO DE MATRÍCULA NO CURSO (TRANCAMENTO TOTAL)

Prezado (a) aluno (a), segue as orientações para solicitação de Trancamento de Matricula em Curso.

Imprimir, preencher marcando a opção nº 12, assinar e devolver uma via do formulário para seu Coordenador de Curso. 

Juntamente com o formulário, deverá ser enviado também o nada consta da Assistência Estudantil e da Biblioteca, que podem ser solicitados através dos e-mails:

ASSISTÊNCIA ESTUDANTILEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

BIBLIOTECA: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Somente após envio desta documentação completa e análise do Coordenador do curso (que enviará o parecer para a Secretaria) que realizaremos o trancamento de sua matrícula no curso junto ao IFMG - Campus Bambuí, para o Período Letivo 2020.1.

FORMULÁRIO GERAL 

A seguir importantes informações, retiradas do Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação e da Resolução Nº 6 de 02 de julho de 2020, que tratam do assunto:

REGULAMENTO DE ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

 

DO TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

 

Art. 43. O trancamento de matrícula é a interrupção temporária das atividades acadêmicas e será realizado pelo discente ou por seu representante legal.

Art. 44. O trancamento de matrícula poderá ser:

1. TOTAl, com suspensão de todas as atividades acadêmicas;

2. PARCIAL, com suspensão parcial das atividades acadêmicas.

Parágrafo único: Na hipótese de descontinuidade de oferta de um curso, os discentes nele matriculados não terão direito ao trancamento de matrícula.

Art. 45. Para solicitar o trancamento, o discente deverá observar as seguintes condições:

1. o cumprimento do prazo para trancamento previsto no calendário acadêmico, salvo nos casos previstos em lei;

2. o trancamento total não poderá exceder a 2 (dois) períodos letivos, consecutivos ou não;

3. o trancamento total de matrícula interrompe a contagem de tempo para efeito de integralização do curso;

4. o discente que estiver com matrícula trancada deverá renová-la, normalmente, conforme processo de renovação de matrícula previsto neste regulamento;

5. no caso de trancamento total de matrícula em períodos consecutivos, além de renovar a matrícula, o discente deverá renovar o trancamento, de acordo com o calendário acadêmico do campus;

6. é vedado o trancamento de matrícula para discentes ingressantes no primeiro período letivo do curso, seja parcial ou total, exceto nos casos de serviço militar e por motivos de saúde comprovadosatravés de atestado médico;

7. não será concedido o trancamento de matrícula ao discente com pendências de qualquer natureza com a instituição;

8. no trancamento parcial de matrícula, o discente poderá trancar a mesma disciplina por, no máximo, 2 (duas) vezes, respeitados os correquisitos e o mínimo de carga horária previsto por período, sehouver, no Projeto Pedagógico do curso.

§ 1º O requerimento de trancamento de matrícula realizado fora do prazo previsto no calendário acadêmico ou por necessidade de extensão de prazo, acompanhado de documentação comprobatória daincapacidade de frequência às aulas, deverá ser analisado pelo Colegiado do Curso, que emitirá parecer.

§ 2º Havendo mudança no Projeto Pedagógico do curso, o discente ficará sujeito à adaptação de estudos na reintegração.

§ 3º Na hipótese de o discente ingressar mais de uma vez no mesmo curso, mediante processos de seleção distintos, as condições para o trancamento serão reiniciadas.

 

RESOLUÇÃO Nº 6 DE 02 DE JULHO DE 2020

 

CAPÍTULO IV - DAS MATRÍCULAS

 

Art. 8º Considerando a conclusão do processo de matrículas referente ao primeiro semestre letivo de 2020, para os cursos técnicos subsequentes e os cursos de graduação, todas as matrículas em disciplinas serãomantidas, não havendo a possibilidade de novas matrículas.

§1º Caso o discente avalie que não possui condições ou que não se adéqua à modalidade ENP neste contexto de excepcionalidade, poderá solicitar o cancelamento de matrícula na disciplina ou o trancamento total docurso no período letivo corrente até o dia 26 de agosto de 2020, conforme orientação do Registro Acadêmico.

§2º O cancelamento de disciplinas, o trancamento parcial ou o trancamento total do curso não serão considerados na contabilização do tempo máximo de integralização previsto aos discentes na regulamentação vigente.

§3º O pedido de cancelamento ou trancamento será processado imediatamente após o recebimento do requerimento, sem avaliação técnica, e não será permitida a reversão do cancelamento ou trancamento dentro do período letivo corrente.

Art. 9º Considerando a conclusão do processo de matrículas referente ao primeiro semestre letivo de 2020, para os cursos de pós-graduação, todas as matrículas em disciplinas serão mantidas, não havendo apossibilidade de novas matrículas.

§1º Caso o discente dos cursos de pós-graduação avalie que não possui condições ou que não se adéqua à modalidade ENP neste contexto de excepcionalidade, poderá solicitar o cancelamento de matrícula nadisciplina ou o trancamento total do curso no semestre 2020/1, conforme estabelecido pelo Colegiado do curso.

§2º O cancelamento de disciplinas não será registrado no histórico escolar. Contudo, nos casos em que o aluno se mantiver matriculado, a integralização dos créditos e os prazos para a finalização do curso seguirão conforme os novos calendários letivos e de acordo com o previsto na regulamentação vigente.

§3º O pedido de cancelamento ou trancamento será processado imediatamente após o recebimento do requerimento, sem avaliação técnica, e não será permitida a reversão.

 

Fonte: Registro Acadêmico do IFMG - Campus Bambuí

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