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Dicas para melhorar a ergonomia nas atividades em casa

  • Publicado: Quinta, 29 de Julho de 2021, 14h09
  • Última atualização em Segunda, 02 de Agosto de 2021, 07h40

Embora, na maioria das vezes, o ambiente residencial não disponha 100% das condições ergonômicas ideais devemos tentar, ao máximo, adequar-nos as recomendações dos especialistas. Maus hábitos posturais, principalmente por longos períodos, podem gerar problemas na coluna, articulações, levando a dores crônicas e problemas de saúde.

Além do fator postural, pausas para alongamentos, mobiliário confortável, uma boa iluminação e ventilação contribuem para o bom desempenho e rendimento, tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional, propiciando bem-estar e qualidade de vida.

                                                       Imagem

                           Fonte da Imagem: Associação Paulista para o Desenvolvimento da da Medicina (2014).

É importante destacarmos que, caso não possua acessórios e mobiliários ergonômicos (adaptador de altura para monitor, suporte para notebook, apoio para pés e suporte para antebraços, cadeira com regulagens), alguns ajustes posturais podem compensá-los.

Ao sentar-se:
a)    Mantenha o monitor a uma distância de 50 cm a 75 cm dos olhos, com uma inclinação de 10º a 20º em relação à mesa, para prevenir a vista cansada e evitar o excesso de movimentos verticais com a coluna cervical;
b)    Mantenha o pescoço reto, encoste completamente a lombar na cadeira, mantenha os ombros levemente para trás e relaxados, a coluna num ângulo de 90 a 110º em relação às coxas, com a planta dos pés completamente apoiada no solo;
c)    As mãos, punhos e antebraços (antebraços posicionados 90º em relação aos braços) devem ficar em linha reta em relação ao teclado e mouse, evitando sobrecarga dos tendões dos braços;
d)    Não cruze as pernas; o ideal é mantê-las ligeiramente afastadas, com os pés totalmente apoiados no chão para que não haja compressão na parte posterior das coxas, o que prejudica o retorno venoso;
e)    Mesas muito largas ou compridas podem demandar muita rotatividade com a coluna e movimentos com os braços, isto acarretará dores e fadiga.

•    A iluminação do monitor deve ser moderada, porém, regulada para não se exigir muito esforço ocular.
•    O mouse deve ser compatível com a mão do usuário e o teclado dever ter “teclas macias”.
•    Alongue braços, pernas e lombar antes de começar as atividades, repetindo o alongamento a cada hora; faça pausas, caminhando mesmo que dentro de casa para ativar a circulação e aliviar o sistema musculoesquelético.
•    Exercite-se; além de evitar o sedentarismo também lhe proporcionará saúde e fortalecerá seus músculos. Escolha uma atividade que lhe agrade como pedalar, correr, nadar e tente manter uma rotina de praticá-la três vezes por semana.
•    Busque ambientes bem iluminados (de modo que não haja sombra no monitor e tampouco incomode seus olhos), ventilados (para renovação do ar e manutenção de uma temperatura confortável) e sem barulho (certos ruídos perturbam, irritam e dificultam a concentração; se tiver crianças em casa, procure estabelecer limites).

Para mais dicas, acesse aqui.


Fonte: Colaboração: Ivana Faria Mota – Assistente em Administração

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