Egresso e professor de Física do IFMG - Campus Bambuí publicam artigo em periódico internacional

• Publicado: Segunda, 17 de Janeiro de 2022, 15h13
  • Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 11h22

O egresso do curso de Física, Rubens Henrique Marques de Morais, e o professor do núcleo de Física, Samuel de Oliveira, publicaram um artigo científico na revista "Physics Letters A" (fator de impacto 2.65 e qualis A3), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O trabalho teve como objetivo a investigação do efeito magnetocalórico, fenômeno que tem chamado a atenção de pesquisadores nos últimos anos devido às possíveis vantagens tecnológicas e industriais no desenvolvimento de dispositivos capazes de alterar drasticamente suas temperaturas. Vale destacar que o desenvolvimento e a análise de modelos teóricos para descrever adequadamente esse fenômeno são importantes não apenas para explicar os dados experimentais disponíveis, mas também para prever novas tendências. Por esse motivo, vários são os pesquisadores que estão estudando esse fenômeno teoricamente por meio de vários métodos e modelos.

Atualmente, Rubens Henrique, que graduou-se em licenciatura em Física no IFMG - Campus Bambuí em 2019, está em fase final do mestrado no programa de pós-graduação em Física e Química dos Materiais na UFSJ.

Link para acesso: https://doi.org/10.1016/j.physleta.2021.127844

Fonte: Prof. Samuel de Oliveira