milf threesome sex Anal creampie finale Skinny russian casting amateur My teacher sucking my cock opps xxx
Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Diversão e Conhecimento em casa - Parte III

  • Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 15h41
  • Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2020, 13h42

Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos que ocorreriam este ano foram adiados para 2021, e o motivo todos sabem, é por causa da Pandemia da COVID-19. A situação é mesmo muito séria!

Em toda a história Olímpica, apenas três edições dos jogos deixaram de ser realizadas: Berlim 1916, Tóquio 1940 e Londres 1944. Esses cancelamentos do maior evento mundial ocorreram por causa da primeira e da segunda grande guerra. E agora, o adiamento dos Jogos de Tóquio dá a exata dimensão de quanto a situação atual é de extrema gravidade. Por isso reforçamos a importância do isolamento social, para todos que puderem, a mensagem é muito clara: fiquem em casa.

O tema do nosso terceiro "Diversão e conhecimento em casa" é as Olimpíadas. Preparamos este material para ampliar o nosso conhecimento sobre as Olimpíadas e também como uma forma de nos preparar para o evento que ocorrerá o ano que vem. 

Abaixo uma pintura grega:

caracteristicas da pintura arte grega 1

 

A história do Esporte e a história dos Jogos Olímpicos caminham lado a lado. Tudo começou na antiguidade clássica, pois na Grécia Antiga os jogos já aconteciam e reuniam milhares de pessoas que competiam, sobretudo, em modalidades de atletismo. Os jogos Olímpicos eram uma celebração e uma oportunidade para soldados e atletas demonstrarem suas capacidades excepcionais.

Segundo o site "Mundo Educação":

As Olimpíadas originaram-se por volta do século VIII a.C., no contexto da antiga Hélade, isto é, o conjunto das cidades-estado da Grécia Clássica. A realização dos jogos ocorria na cidade de Olímpia – por isso o nome “Olimpíadas” –, para onde os cidadãos das outras cidades peregrinavam a fim de participarem das competições. O primeiro atleta a vencer uma prova em Olímpia teria sido Corobeu, em 776 a.C. – a prova era de corrida.

https://www.youtube.com/watch?v=bMWymJR6EuQ

https://www.youtube.com/watch?v=DQzFsex-ZH4

As chamadas Olimpíadas da Era Moderna foram reeditadas em 1896, também na Grécia, contudo a principal diferença é nos sentidos e significados do esporte. Existem entre os historiadores duas vertente que defendem teorias diferentes. De um lado, os defensores da teoria da continuidade, que advogam a ideia de que as práticas físicas dos gregos podem ser considerados esporte, e que o mesmo foi aprimorado no decorrer dos séculos. E, por outro lado, os defensores da teoria da descontinuidade, que defendem a ideia de que o esporte é um fenômeno moderno, que surgiu na Europa no final do século XVIII, a partir da organização das regras dos jogos populares, que foram legitimadas com a construção de manuais e livros de regras, que possibilitaram competições entre escolas na Europa, as Public Schools na Inglaterra. Para Pierre Bordieu, esse fato possibilitou a implementação de um campo esportivo. O esporte, fenômeno burguês, e coerente com as máximas do capitalismo, ajudou a desenvolver a indústria do entretenimento e se tornou um produto altamente rentável.

O esporte no decorrer dos séculos XIX e XX se consolidou como um fenômeno social, econômico, político e cultural sem precedentes na história da humanidade. A modernidade que era almejada no século XIX, e o esporte que foi se afirmando nesse mesmo período dialogam de uma forma nunca antes vista, pois essa manifestação cultural é urbana, é humana, e mexe com as nossas emoções de uma forma única e arrebatadora.

Para entender melhor como a política pode interferir no esporte, e como a história da Olimpíada é também uma história de preconceitos e de discriminação sugerimos o filme Raça, que conta a história do lendário atleta Jesse Owens: https://www.youtube.com/watch?v=LiooRD3Iej0 

Abaixo uma relação de dez filmes imperdíveis sobre as Olimpíadas:

https://www.otempo.com.br/hotsites/olimp%C3%ADadas-2016/olimpiadas-no-cinema-10-filmes-imperdiveis-sobre-os-jogos-olimpicos-1.1335195

Cite de qual filme você mais gostou, e faça uma análise dele falando sobre o que você aprendeu do esporte em questão que a narrativa cinematográfica abordou e quais foram as principais características da cultura retratada na história representada na tela.

Abaixo uma pintura onde alunos na disciplina de artes produziram suas obras inspirados no tema Olimpíadas:

Cubismo 3

http://aparecida.notredame.org.br/esportes-olimpicos-inspiram-atividades-da-disciplina-de-artes/

Os artistas também retrataram o Esporte. Pesquise sobre outros artistas que fizeram obras de arte sobre o esporte e quais as modalidades olímpicas foram abordadas.

Os Jogos Olímpicos que, por muitos anos, foram vistos como uma grande festa de encontro dos povos, infelizmente também tem um lado obscuro, que é importante problematizarmos. Este é o lado da corrupção do Comitê Olímpico Internacional (COI), e de alguns dos seus membros, que foram denunciados em diversos países por enriquecimento ilícito, superfaturamento e desonestidade. Por que isso ocorre? Quais são os interesses por trás das competições? Com certeza, o dinheiro, a fama e os diversos interesses políticos estão por trás de inúmeros episódios lamentáveis e que revelam um lado podre e obscuro dos jogos. 

Um exemplo de esporte olímpico que podemos desenvolver dentro de casa é o Tênis de mesa, popularmente conhecido como Ping Pong:

https://www.cbtm.org.br/conteudo/detalhe/5

https://www.youtube.com/watch?v=2NnMa9h1R5k

https://www.youtube.com/watch?v=tp0JFSYqOXc&t=84s

Depois de construída a raquete é só adaptar uma mesa na sua casa e se divertir inventando o seu jogo!

https://www.youtube.com/watch?v=3ErwVQwWTjg

Para terminar um livro em PDF para conhecermos mais sobre os Jogos Olímpicos!

CLIQUE AQUI

Divirtam-se!!!

 

Fonte:  Prof. Rodrigo Moura - Coordenação de Extensão do IFMG - Campus Bambuí.

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página