Professora do Núcleo de Química cria Tabela Periódica Inclusiva

• Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2020, 14h21
  • Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 13h16

Com a proposta de ajudar professores de Química e Ciências e contribuir para um ensino inclusivo destas disciplinas, a professa de Química Alda Ernestina criou uma Tabela Periódica Inclusiva. No material desenvolvido pela professora os símbolos dos 118 elementos químicos existentes são representados na Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Apesar de ter sido criada com o intuito principal de auxiliar professores, a Tabela Inclusiva é também um interessante material para alunos que desejam aprender a representação dos elementos químicos em Libras e conhecer suas principais propriedades, já que além do símbolo em Libras, para cada elemento são apresentadas informações importantes, tais como: número atômico, massa atômica, distribuição eletrônica, estado físico nas CNTP e o grupo a que pertence.

A Tabela Periódica criada pela professora conta com uma interface interativa na qual o elemento químico desejado é selecionado a partir do clique sobre seu símbolo que consta na Tabela Periódica no menu principal do arquivo.

Segundo a professora Alda Ernestina, que também é membro do NAPNEE, o desenvolvimento de materiais adaptados para alunos com necessidades educacionais específicas, como é o caso dos alunos com deficiência auditiva, é de grande importância  a fim de se promover um ensino mais inclusivo e eficiente. Neste sentido, a professora acredita que a Tabela Periódica Inclusiva sirva como material de apoio para professores de Química e Ciências de todo o Brasil, e a ideia é transformá-la também em um aplicativo para dispositivos móveis com sistema Android.

A Tabela Periódica Inclusiva criada pela professora Alda está disponível para download CLIQUE AQUI e pode também ser acessada pelo link a seguir: https://bit.ly/32WPyS4

Fonte: NAPNEE do IFMG - Campus Bambuí