Nem só de reclamação ou denúncia vive uma ouvidoria
A Ouvidoria do IFMG - Campus Bambuí, como instrumento de controle social na administração pública, busca, por meio de um trabalho ético, o constante fortalecimento da instituição. Pela natureza proativa de suas atividades, foi identificado um número pequeno de elogios, o que resultou na criação do Certificado de Elogio da Ouvidoria do IFMG - Campus Bambuí.
Esse certificado veio para contribuir com o formalismo no processo motivacional do servidor público, visto que não há uma gratificação - pecuniária ou semelhante à da iniciativa privada - que possa motivar o profissional no desempenho de suas funções. Por isso, o certificado foi fundamental para reconhecer o trabalho desenvolvido, fazendo com que o servidor continue oferecendo o seu melhor, o que, em contrapartida, resulta em satisfação aos usuários do serviço público.
Desde sua implantação, no segundo semestre de 2018, 15 pessoas foram elogiadas. Emocionado, o servidor Claudio Norberto, um dos elogiados por meio da Ouvidoria, relatou que foi a primeira vez, em 24 anos de dedicação à instituição, que recebeu um documento formal, em que foi registrado seu empenho em determinada atividade.
Com a presença do Diretor-Geral, Prof. Rafael Bastos Teixeira, e do Ouvidor, Gilberto Adriano Guimarães, a entrega do certificado é realizada no Gabinete da Direção-Geral do Campus, onde é relatada a ação do servidor que originou o elogio, sendo que uma via do certificado fica arquivada em sua pasta funcional. O Diretor, ainda, em um bate-papo descontraído, conhece mais sobre as atividades desenvolvidas pelo servidor, suas dificuldades no desempenho da função e suas perspectivas para melhoria do ambiente de trabalho.
A iniciativa adotada pela Direção-Geral está obtendo vários resultados positivos, como o engajamento dos membros elogiados e suas equipes, aproximação da direção com a realidade dos servidores e o reconhecimento pelo trabalho prestado ao campus.
Em 2018, foram homenageados os seguintes servidores e funcionários terceirizados:
O Ouvidor do IFMG - Campus Bambuí, Gilberto Adriano Guimarães, destacou que a iniciativa permitirá que as pessoas tenham a Ouvidoria como um canal para garantir o seu direito de cidadão e também para participarem da administração pública. Salientou ainda que, contando com mais manifestações, independentemente de sua classificação, será possível identificar e levantar informações para subsidiar as decisões da direção da instituição quanto às melhorias e inovações que podem ser implementadas.
A Ouvidoria informa que, em razão da Instrução Normativa nº 19, de 03 dezembro de 2018, da Controladoria-Geral da União (CGU), todas as manifestações referentes ao Campus Bambuí serão realizadas via E-ouv (Sistema de Ouvidoria do Governo Federal), sendo registradas na Reitoria e, posteriormente, reportadas ao campus para providências. Este trâmite não afetará o processo de registro e entrega de resposta final ao usuário; apenas garantirá mais controle sobre prazos e transparência em todo o processo.
Na sala da Ouvidoria do Campus, localizada no Prédio Administrativo, os atendimentos continuarão a ser realizados normalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h.
Redes Sociais