Pesquisa realizada no IFMG - Campus Bambuí gera publicação em revista internacional

• Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 09h56
  • Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2015, 16h39
O Professor Gabriel C. Jacques e dois orientados, Heslander J.Coelho e Lucas O. Vicente, ambos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG-Bambuí publicaram o artigo "Diversity os Social Wasps (Hymenoptera: Vespidae: Polistinae) in an Agricultural Environment in Bambuí, Minas Gerais, Brasil" na revista internacional Sociobiology. O artigo ainda contou com a participação do Prof. Dr. Marcos M. de Souza do IFSULDEMINAS/ Campus Inconfidentes e do Prof.Dr. Luís Cláudio P. Silveira da UFLA.

O estudo, no qual faz uma levantamento da diversidade de vespas sociais que ocorrem no Campus Bambuí, foi o resultado do projeto de pesquisa aprovado pelo edital 182/2013, intitulado "Diversidade e o uso no controle biológico de vespas sociais no campus do Instituto Federal de Minas Gerais, Bambuí.

Foram coletadas 29 espécies de vespas sociais, sendo a espécie Polistes versicolor como a espécie dominante. O alto índice de coletas desta espécie em um ambiente predominantemente agrícola, somado a outros estudos dessa espécie como predadora de lagartas de lepidópteros, sugere o uso dessa espécie como ferramente no controle biológico de pragas.