Orientações sobre a transmissão de Live Streaming

Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 17h32 | Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 21h01

Em meio ao novo cenário de isolamento de toda comunidade acadêmica do IFMG - Campus Bambuí, em que servidores encontram-se na sua maioria executando suas atividades remotamente, surge uma nova tendência na transmissão de informação via redes sociais. O objetivo maior é garantir que o ensino, a pesquisa e a extensão não parem de trazer benefícios aos estudantes, como a formação extracurricular e até mesmo na colaboração com o desenvolvimento regional através de conteúdos.

As publicações estáticas das redes sociais que levam conteúdo de interesse aos seus seguidores, em que o interessado pode curtir, comentar e até mesmo compartilhar o conteúdo, não se tornaram tão eficientes quanto as LIVE STREAMING. Essas lives são consideradas a forma mais simples e rápida de se conectar a um determinado público. E observada nossa realidade, não foi diferente. Muitos servidores e estudantes estão buscando, nas transmissões ao vivo, uma forma de interagir com seu público sobre uma série de assuntos, principalmente nesse momento de isolamento social.

Na transmissão ao vivo, o público de interesse tem a chance de ter um contato mais próximo, o que deixa o diálogo mais dinâmico e personalizado, e cometer falhas pode ser justificável ou não, em razão do público variável em idade, conhecimento técnico/científico e até mesmo político. Por isso, preocupado com esse modelo de recurso que está alcançando também o meio acadêmico , O IFMG - Campus Bambuí encaminha algumas orientações aos usuários das redes sociais quanto à produção de conteúdo que mesmo indiretamente carregam a seriedade do nome de nossa instituição, com mais de meio século de tradição na formação de profissionais das mais diversas áreas.

Cadastro

Botao cadastro liveSerá disponibilizado um cadastro da live streaming com o objetivo de criar uma agenda de divulgação pelos meios oficiais, cadastrada por um servidor responsável e que seja voltada para o processo de formação extracurricular do estudante do Campus. No cadastro, serão levantadas informações pelo setor de Setor de Cerimonial e Eventos que, posteriomente a realização do evento, serão encaminhadas à Diretoria de Extensão, Esporte e Cultura (DIREC) para a conferência e geração dos certificados aos proponentes e participante e/ou Convidados. Exclui-se a possibilidade de geração de certificados aos que visualizaram e/ou participaram com comentários o conteúdo transmitido.

Termo de responsabilidade

O responsável pela organização de uma live streaming deverá ter ciência que todos os dados e as opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, as políticas ou opiniões da Instituição.

Armazenamento no CANAL OFICIAL do Campus

botao youtubeCom o intuito de democratizar o acesso à informação a todos os estudantes e comunidade acadêmica, cabe ao setor de Cerimonial e Eventos disponibilizar o conteúdo no canal oficial do Campus no Youtube: TVIFMG Bambuí, para que ele esteja disponível para consulta posteriormente à realização da transmissão.

Recurso desejado de transmissão

O melhor meio a ser utilizado para transmissão será via Youtube, considerando as possibilidades de retransmissão posteriormente. Mas outros meios como o instagram e Facebook também podem ser utilizados, cabendo ao setor de Cerimonial e Eventos avaliar a possibilidade de realizar o download de uma das redes sociais e upload para o canal oficial. Podendo este serviço não ser garantido em razão das especificidades tecnológicas necessárias.

Salientamos que o formulário será utilizado também para a transmissão ao vivo de eventos a serem realizados no Campus.

Fica ainda, SUSPENSA a chamada para propostas de eventos a serem realizados no primeiro semestre de 2020  (Edital 12/2020).

Fonte: Relações Institucionais