Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade 2025 será realizado Campus Bambuí
Evento internacional celebrará 20 anos de criação e os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França. Cerca de 250 participantes se reunirão entre os dias 20 e 24 de outubro.
Entre os dias 20 e 24 de outubro, o IFMG sediará, no Campus Bambuí, a 8ª edição do Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade. O encontro reunirá cerca de 250 participantes - entre professores, estudantes, pesquisadores e autoridades do Brasil e da França - para debater temas de relevância global.
O evento marca um momento simbólico: além de celebrar os 20 anos de criação do Fórum, integra o calendário oficial das comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, dentro do “Ano do Brasil na França e Ano da França no Brasil”.
Esta edição abordará o tema “Sistemas alimentares e mudanças climáticas: desafios e perspectivas”, refletindo as preocupações comuns às duas nações em relação à sustentabilidade e à segurança alimentar.
Os debates e atividades serão organizados em torno de três subtemas:
• Protagonismo individual e coletivo no enfrentamento das alterações climáticas, destacando o papel das comunidades e instituições na construção de soluções para a crise ambiental;
• Tecnologias e estratégias para uma produção agrícola sustentável, com foco em práticas que aliem produtividade e conservação dos ecossistemas;
• Gestão de recursos naturais, envolvendo o uso racional de água, solo e insumos agrícolas.
Reforçando o caráter colaborativo do evento, que visa promover o intercâmbio científico, cultural e acadêmico entre os dois países, a edição 2025 do Fórum é organizada pelo IFMG em parceria com instituições do Brasil e da França. Entre os apoiadores estão o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif); Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC); Ministério da Agricultura e Soberania Alimentar da França; Réseau Brésil de l’Enseignement Agricole; Institut Français; Embaixada da França no Brasil; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil.
Programação
O Fórum é composto por várias. Até o dia 11 de outubro, estão sendo desenvolvidos os projetos conjuntos entre instituições parceiras do Brasil e da França. Entre os dias 12 e 18 de outubro, as delegações francesas já estarão no Brasil, em visita às instituições brasileiras participantes. Por fim, os participantes do Brasil e da França se reúnem em no Campus Bambuí, de 20 a 24 de outubro, para a realização de oficinas técnicas e artísticas, conferências, debates temáticos, visitas a propriedades rurais e empresas locais, além de momentos de integração cultural e social.
Formação cidadã e científica
A cada edição, o Fórum é realizado alternadamente no Brasil e na França, reunindo delegações compostas por jovens e educadores que participam de oficinas, conferências, debates e atividades de campo. As trocas de experiências permitem o desenvolvimento de competências científicas, linguísticas e interculturais, ao mesmo tempo em que reforçam valores de solidariedade, sustentabilidade e cidadania global.
Mais do que um encontro acadêmico, o Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade é um espaço internacional de diálogo e cooperação entre estudantes, professores, pesquisadores e autoridades dos dois países. Desde sua criação, em 2005, o evento se propõe a aproximar a ciência da sociedade, estimulando reflexões e ações conjuntas sobre temas de impacto social, ambiental e cultural.
“Receber o Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade é uma honra e uma oportunidade para fortalecer o intercâmbio entre culturas, ideias e práticas científicas. O evento reflete o compromisso do IFMG com a cooperação internacional e com uma formação voltada ao diálogo e à construção de soluções conjuntas para os desafios globais”, destaca Oiti de Paula, diretor de Relações Internacionais do IFMG.
Fonte: Reitoria - IFMG
Redes Sociais