Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Equifuturo e Equipe Sherbet do Campus Bambuí foram premiados na I Olimpíada de Inovação do IFMG!

  • Publicado: Terça, 06 de Junho de 2017, 15h45
  • Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 08h33

O Instituto Federal de Minas Gerais promoveu a I Olimpíada de Inovação, com o objetivo de estimular os participantes a criarem negócios, processos, produtos, serviços e soluções inovadoras de impacto social e econômico, além de promover a prática da inovação e a difusão da cultura empreendedora no IFMG.

Na primeira etapa da Olimpíada, foram selecionados 6 trabalhos de todos os Campus, sendo três deles de Bambuí (Sucedâneo para Coelhos, Sherbet e Equifuturo). Após o resultado, as equipes receberam a quantia de R$ 4.000,00 e o prazo de aproximadamente cinco meses para desenvolver a ideia. E no dia 09 de maio, as equipes apresentaram os resultados obtidos a uma banca avaliadora.

A classificação final foi anunciada durante a I Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia – Fenitec – do Instituto Federal de Minas Gerais, que ocorreu em Belo Horizonte – MG, entre os dias 6 e 8 de junho. E o campus Bambuí tem motivos para se orgulhar, pois a Equipe Sherbet conquistou o 3º lugar! Parabéns aos alunos Bárbara Morais, Danúbia Saldanha de Oliveira, Felipe Marques, Maria Clara Carneiro, Rebecca Cardillo Diniz e à orientadora Sônia Paciulli que desenvolveram o Sherbet de Pitaya. 

O sherbet está na categoria de sorvetes, porém, apresenta menos gordura e mais polpa de fruta. Para alcançar um produto saboroso e saudável, o creme de leite foi substituído pela ricota por apresentar menos gordura. Já a pitaya foi escolhida por ser fonte de vitaminas e fibras, e ainda é antioxidante e possui propriedades anti-inflamatórias.

E a equipe vencedora foi a Equifuturo, também do Campus Bambuí, composta pelos alunos Ana Cláudia de Brito, Bruna Araújo, Dalise Silva, Guilherme Teixeira, Mariana Figueiredo e o orientador Robson Sasaki, e contaram com a parceria dos técnicos administrativos, Reginaldo Lopes e Philipe Diamante, que auxiliaram no desenvolvimento do trabalho, que consistiu na implantação de um sistema eletrônico de baixo custo para aplicação de agrotóxico, proporcionando uma redução de aproximadamente 80% de calda.

Os integrantes da equipe Equifuturo relataram: “a participação na primeira Olimpíada de Inovação Tecnológica do IFMG foi uma experiência única nas nossas vidas, foi um prazer imenso, não somente pelo fato da premiação em primeiro lugar, mas também pelos conhecimentos adquiridos ao longo desse percurso, tanto para nossa formação acadêmica quanto pessoal e tudo só foi possível pela dedicação e compromisso da equipe por intermédio do nosso orientador. A gratidão toma conta de cada um de nós pelo reconhecimento e pelas diversas portas que se abriram, como a oferta para participarmos do Agita 2017, Programa do Sebrae que oferece apoio e conhecimento aos jovens empreendedores. Essa foi a primeira edição das Olimpíadas e nossa vontade é que o campus Bambuí se destaque cada vez mais, todos nós aqui somos capazes! ”

O IFMG - Campus Bambuí, com muito orgulho, parabeniza todas as equipes pelo empenho e dedicação na execução de seus trabalhos! 

 Sherbet

Equifuturo 3

Fonte: Relações Institucionais

 

Leia Mais:

Sistema para aplicação de agrotóxicos vence a I Olimpíada de Inovação

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página