Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Servidores podem se cadastrar para atuarem no Programa Delfín 2026

  • Publicado: Quinta, 11 de Dezembro de 2025, 10h52
  • Última atualização em Sexta, 12 de Dezembro de 2025, 12h28
Diretoria de Relações Internacionais (DRI) amplia possibilidade de participação no programa, que promove mobilidade acadêmica e pesquisa colaborativa na América Latina.

Após integrar o Programa Interinstitucional para o Fortalecimento da Pesquisa e Pós-graduação do Pacífico (Delfín) pela primeira vez em 2025, o IFMG, por meio da Diretoria de Relações Internacionais, prepara as ações da iniciativa para 2026, com a ampliação das possibilidades de participação dos servidores.

São duas oportunidades: servidores que desejam atuar como assessores em 2026 estão convidados para uma reunião de apresentação no dia 11 de dezembro de 2025, às 15h, pelo Meet (clique aqui para participar). Além disso, docentes e técnicos administrativos com mestrado ou doutorado que nunca atuaram na iniciativa podem manifestar interesse por meio de formulário eletrônico até 23 de janeiro de 2026 (acesse aqui).

Programa Delfín é uma iniciativa internacional criada no México há três décadas. O objetivo é promover mobilidade acadêmica, pesquisa colaborativa e cooperação entre instituições de ensino superior da América Latina. A ação envolve intercâmbios de curta duração, orientação de estudantes em projetos de investigação e participação em eventos científicos.

Atuação em 2025

Em sua estreia no Programa Delfín, o IFMG contou com a adesão de oito campi - Bambuí, Formiga, Ibirité, Sabará, Santa Luzia, São João Evangelista, Ouro Branco e Ouro Preto - que receberam 32 estudantes presencialmente e sete na modalidade virtual, principalmente do México e da Colômbia.

As atividades ocorreram entre 9 de junho e 25 de julho de 2025, com programação voltada à pesquisa e à interculturalidade sob orientação de docentes do Instituto.

No encerramento, foi realizado o I Seminário Internacional do Programa Delfín, nos dias 21 e 22 de julho, com apresentações transmitidas pelo canal da TV IFMG Campus Bambuí. E, como continuidade das ações de internacionalização, o Instituto participou do 30º Congreso del Programa Delfín, em Nuevo Nayarit (México), e do IX Encuentro Internacional de Profesionales de la Investigación y el Desarrollo Tecnológico, em Medellín (Colômbia), fortalecendo vínculos com redes acadêmicas da região.

 

Fonte: IFMG Reitoria

Compartilhe:
Fim do conteúdo da página