Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Alunos do curso de Engenharia de Computação desenvolvem projeto junto à empresa da cidade de Bambuí

  • Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 10h07
  • Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 09h40

logoNo dia 12 de dezembro de 2017, os alunos da disciplina de Gerência de Projetos do curso de Engenharia de Computação do IFMG - Campus Bambuí participaram de um seminário para apresentar os resultados de um projeto acadêmico desenvolvido ao longo de todo o semestre, junto a uma empresa da cidade de Bambuí.

Neste projeto, o objetivo foi colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas de programação, banco de dados e engenharia de software para entregar, de forma real, um sistema operante para um cliente. A parceria foi firmada com a Royal Scoth Bar que recebeu, além do sistema (que contou com website, ponto de venda, controle de pessoal e controle de estoque), suporte e seções de treinamento.

O prof. Ciniro Nametala, que ministrou a disciplina, enfatizou a importância deste tipo de atividade dizendo que "em muitas das vezes o que se aprende em sala de aula, especialmente em computação, não é levado para o campo. Muitas soluções úteis em informática estão desde cedo nas mãos dos nossos alunos e, por isso, é importante dar condições para que os mesmos disseminem o conhecimento e façam essa ligação entre escola e comunidade. Os alunos precisam saber da importância e do dever que eles têm em dar este retorno a sociedade, que na prática, é quem paga pela a formação deles".

O projeto desenvolvido levou em conta, também, diversos processos formais amplamente adotados em fábricas de software. Os alunos fundaram uma empresa fictícia chamada Soft Engenharia e, com esta, desenvolveram a captação do cliente, a assinatura dos termos de compromisso, reuniões, o levantamento de requisitos, atividades de análise e projeto de sistema, implementação, testes, implantação, treinamentos, suporte e gestão do projeto. Além disso, a fim de resguardar legalmente ambas as parte, foram assinadostermos e declarações acerca das condições impostas pela natureza estritamente acadêmica da atividade, sem qualquer vínculo empregatício ou financeiro.

O aluno Harley Brito foi o responsável pela condução da equipe, atuando como Gerente de Projetos. Ao seu lado, o aluno Marco Antônio Gomes atuou como Analista Chefe, ajudando diretamente nas decisões estratégicas. Cada aluno, ao longo do processo, teve um papel específico dentro da fábrica de software.

equipe

assinatura marcus

Fonte: Professor Ciniro Nametala

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página