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Alimentos que promovem bem-estar

  • Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 14h47
  • Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 14h48

Hábitos alimentares saudáveis contribuem para menos estresse, depressão e ansiedade. Veja alguns alimentos que aumentam o humor e promovem a sensação de bem-estar:
 
Banana
A banana possui carboidratos que estimulam produção de triptofano, que auxilia a liberação de serotonina, melhorando o ânimo. A fruta ainda é fonte de vitamina B6, responsável por auxiliar no metabolismo de substâncias que regulam o humor. Contém potássio, magnésio e biotina, que auxiliam a diminuir a ansiedade.
 
Ovo
O ovo é rico em triptofano e vitaminas do complexo B, que ajudam a modular o humor. Além disso, o ovo contém hidratos de carbono que podem melhorar o ânimo em pessoas deprimidas e na TPM.
 
Peixes
Peixes como sardinha, atum e salmão são ricos em triptofano. O triptofano aumenta a produção de serotonina, que é o principal responsável pelo estado de humor, capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono.

Chocolate
Além de saboroso, esse alimento ajuda a liberar mais endorfina. O ideal é consumir as versões com dosagem maior de cacau (chocolate amargo, acima de 70%) que são melhores para a saúde.

Aveia
A aveia facilita a absorção de triptofano, importante para a produção de serotonina. Pode ser consumida de várias formas, seja com iogurte, em vitaminas ou até substituindo a farinha branca ou integral em bolos.

Oleaginosas
Nozes, castanhas e amêndoas são fontes dos minerais magnésio, cobre e selênio, que melhoram o humor e são antidepressivos naturais.  Quem consome esses alimentos com frequência consegue reduzir o estresse e melhorar a memória.
 
Vegetais verde-escuros
Os vegetais verdes-escuros como brócolis, rúcula, couve, espinafre, agrião, dentre outros, são ricos em ácido fólico, que também ajuda a liberar serotonina no organismo. A presença deles em uma alimentação saudável também pode evitar o cansaço, a apatia e a depressão.
 
Fonte: Ana Maria de Freitas Barcelos - Nutricionista/ CAE - IFMG Campus Bambuí

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