Cartilha de Orientações Básicas para Primeiros Socorros
O IFMG - Campus Bambuí possui características de uma fazenda e, ao mesmo tempo, laboratórios e equipamentos com alta tecnologia para atender as mais diversas áreas a nível técnico e superior para mais de 2 mil alunos. Além disso, o campus possui amplos espaços para a prática de atividades físicas e de lazer. Dessa forma, o campus se configura como ambiente escolar, de trabalho e até mesmo doméstico, pois pode acomodar até 248 estudantes nos alojamentos da Moradia Estudantil.
Diante da complexidade de ambientes, mesmo com a adoção de estratégias de segurança preventivas, o Campus Bambuí não está isento da ocorrência de acidentes, pois são acontecimentos fortuitos e inesperados. Sendo assim, a Cartilha “Orientações Básicas Para Primeiros Socorros” foi elaborada com a finalidade de informar os procedimentos básicos de primeiros socorros embasados nos tipos de acidentes mais corriqueiros no Campus Bambuí, a fim de preparar a comunidade para atuar na primeira abordagem de um acidente, prestar cuidados iniciais até a chegada do atendimento e/ou transporte ao serviço especializado e evitar medidas precipitadas que possam agravar a situação ou até mesmo colocar em risco a vida de um acidentado.
A cartilha, que reproduz técnicas simples e já conhecidas, é um material com informações técnicas básicas sobre primeiros socorros elaborado pelo Técnico em Enfermagem Márcio Reis, responsável pelo Setor ambulatorial da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e pela Docente de Educação Física Regiane Ramos.
Após vários anos de atuação no campus foi possível constatar que a maioria das pessoas não tem conhecimento sobre procedimentos básicos de primeiros socorros ou utilizam informações adquiridas pelo senso comum, muitas vezes equivocadas, que podem agravar situações corriqueiras como: picadas de insetos, queimaduras, feridas, distensões ou até mesmo fraturas.
Buscou-se abordar cada acidente citado anteriormente de maneira pontual e de fácil entendimento e execução. Dessa forma o conteúdo da cartilha possibilita, também, sua utilização em outros locais para além do campus, como em outras escolas e no ambiente doméstico familiar, por exemplo.
Saiba mais: Cartilha de Orientações Básicas para Primeiros Socorros
Fonte: Núcleo de Educação Física
Redes Sociais