Fórum Franco-Brasileiro termina nesta sexta-feira, com leitura da Carta de Bambuí
O 8º Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade chega ao fim nesta sexta-feira, 24 de outubro, no Campus Bambuí, com a leitura da Carta de Bambuí, documento simbólico que reúne as principais proposições e compromissos construídos ao longo dos cinco dias de atividades.
Sob o tema “Sistemas alimentares e mudanças climáticas: desafios e perspectivas”, o evento promoveu um intenso intercâmbio de ideias entre estudantes, professores, pesquisadores e autoridades do Brasil e da França, com o objetivo de estimular soluções conjuntas para os desafios ambientais e sociais do planeta.
Ao longo da semana, cerca de 200 inscritos, entre estudantes e docentes de 12 Institutos Federais e 15 instituições parceiras francesas, além de representantes do Serviço Cívico Francês, participaram de conferências, oficinas temáticas, apresentações de trabalhos, visitas técnicas e atividades culturais. O Fórum também contou com a presença de autoridades locais, gestores e profissionais do IFMG, consolidando Bambuí como palco do diálogo entre ciência, sustentabilidade e cooperação internacional.
Por um futuro sustentável
Aberto oficialmente no dia 21, o Fórum contou com a presença de autoridades brasileiras e francesas, entre elas o reitor do IFMG, Rafael Bastos; o chefe do Escritório de Relações Europeias e Cooperação do Ministério da Agricultura da França, Gerardo Ruiz; o conselheiro Agrícola Regional, Pierre-Adrien Romon, e o adido de Cooperação Científica e Universitária, Patrick Lanusse, ambos da Embaixada da França; além do diretor-geral do Campus Bambuí, Humberto Carvalho, do prefeito de Bambuí, Firmino de Oliveira Jr., e do diretor de Relações Internacionais do IFMG, Oiti de Paula.
Nos discursos de abertura, destacou-se o protagonismo estudantil e o papel das instituições de ensino como espaços de criação de conhecimento e de soluções conjuntas. Os participantes reforçaram a importância de refletir sobre os impactos das mudanças climáticas e a responsabilidade da produção sustentável de alimentos em escala global.
O reitor Rafael Bastos enfatizou a relevância do Fórum para o fortalecimento da cooperação entre Brasil e França e para a democratização do conhecimento científico: “Eventos como este permitem avanços coletivos e reafirmam o compromisso da Rede Federal com a construção de um futuro sustentável”, apontou.
Em palestra na tarde de 23 de outubro, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli, falou sobre o papel marcante dos Institutos Federais na educação brasileira e também destacou o Fórum como importante momento para reforçar as ações conjuntas entre Brasil e França. "Se a gente não tiver uma ação mais efetiva globalmente, muitas questões, como as mudanças climáticas, serão irreversíveis (...) E momentos como esse são essenciais para que a gente faça esta reflexão", afirmou o secretário.
Atividades acadêmicas, culturais e de integração
Durante a programação, os participantes se envolveram em oficinas temáticas, palestras, mesas-redondas e apresentações técnicas e artísticas sobre os subtemas centrais do evento: Protagonismo do indivíduo no enfrentamento das alterações climáticas; Gestão racional de recursos naturais; Tecnologias e estratégias para uma produção agrícola sustentável.
Além das discussões acadêmicas, o Fórum também proporcionou momentos de integração e troca cultural. Entre as atividades paralelas destacaram-se as visitas a propriedades rurais da região, exibição do documentário “ALIMENTERRE” e a realização de uma Feira Cultural e Gastronômica, em parceria com a Prefeitura de Bambuí, que celebrou a cultura e a culinária locais.
Carta de Bambuí - O encerramento da programação será marcado pela leitura da Carta de Bambuí, documento que reafirma o papel da juventude na construção de sistemas alimentares mais justos, sustentáveis e solidários, além de destacar a importância do diálogo internacional para enfrentar os desafios climáticos globais.
|
Instituições participantes IFMG- Campus Bambuí |
Serviço Cívico Francês |


Redes Sociais