Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Fórum Franco-Brasileiro termina nesta sexta-feira, com leitura da Carta de Bambuí

  • Publicado: Sexta, 24 de Outubro de 2025, 16h48
  • Última atualização em Sexta, 24 de Outubro de 2025, 16h48

O 8º Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade chega ao fim nesta sexta-feira, 24 de outubro, no Campus Bambuí, com a leitura da Carta de Bambuí, documento simbólico que reúne as principais proposições e compromissos construídos ao longo dos cinco dias de atividades.

Sob o tema “Sistemas alimentares e mudanças climáticas: desafios e perspectivas”, o evento promoveu um intenso intercâmbio de ideias entre estudantes, professores, pesquisadores e autoridades do Brasil e da França, com o objetivo de estimular soluções conjuntas para os desafios ambientais e sociais do planeta.

Ao longo da semana, cerca de 200 inscritos, entre estudantes e docentes de 12 Institutos Federais e 15 instituições parceiras francesas, além de representantes do Serviço Cívico Francês, participaram de conferências, oficinas temáticas, apresentações de trabalhos, visitas técnicas e atividades culturais. O Fórum também contou com a presença de autoridades locais, gestores e profissionais do IFMG, consolidando Bambuí como palco do diálogo entre ciência, sustentabilidade e cooperação internacional.

Por um futuro sustentável

Aberto oficialmente no dia 21, o Fórum contou com a presença de autoridades brasileiras e francesas, entre elas o reitor do IFMG, Rafael Bastos; o chefe do Escritório de Relações Europeias e Cooperação do Ministério da Agricultura da França, Gerardo Ruiz; o conselheiro Agrícola Regional, Pierre-Adrien Romon, e o adido de Cooperação Científica e Universitária, Patrick Lanusse, ambos da Embaixada da França; além do diretor-geral do Campus Bambuí, Humberto Carvalho, do prefeito de Bambuí, Firmino de Oliveira Jr., e do diretor de Relações Internacionais do IFMG, Oiti de Paula.

Nos discursos de abertura, destacou-se o protagonismo estudantil e o papel das instituições de ensino como espaços de criação de conhecimento e de soluções conjuntas. Os participantes reforçaram a importância de refletir sobre os impactos das mudanças climáticas e a responsabilidade da produção sustentável de alimentos em escala global.

O reitor Rafael Bastos enfatizou a relevância do Fórum para o fortalecimento da cooperação entre Brasil e França e para a democratização do conhecimento científico: “Eventos como este permitem avanços coletivos e reafirmam o compromisso da Rede Federal com a construção de um futuro sustentável”, apontou.

Fórum Franco-Brasileiro Ciência e SociedadeEm palestra na tarde de 23 de outubro, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli, falou sobre o papel marcante dos Institutos Federais na educação brasileira e também destacou o Fórum como importante momento para reforçar as ações conjuntas entre Brasil e França. "Se a gente não tiver uma ação mais efetiva globalmente, muitas questões, como as mudanças climáticas, serão irreversíveis (...) E momentos como esse são essenciais para que a gente faça esta reflexão", afirmou o secretário. 

Atividades acadêmicas, culturais e de integração

Durante a programação, os participantes se envolveram em oficinas temáticas, palestras, mesas-redondas e apresentações técnicas e artísticas sobre os subtemas centrais do evento: Protagonismo do indivíduo no enfrentamento das alterações climáticas; Gestão racional de recursos naturais; Tecnologias e estratégias para uma produção agrícola sustentável.

Além das discussões acadêmicas, o Fórum também proporcionou momentos de integração e troca cultural. Entre as atividades paralelas destacaram-se as visitas a propriedades rurais da região, exibição do documentário “ALIMENTERRE” e a realização de uma Feira Cultural e Gastronômica, em parceria com a Prefeitura de Bambuí, que celebrou a cultura e a culinária locais.

Carta de Bambuí - O encerramento da programação será marcado pela leitura da Carta de Bambuí, documento que reafirma o papel da juventude na construção de sistemas alimentares mais justos, sustentáveis e solidários, além de destacar a importância do diálogo internacional para enfrentar os desafios climáticos globais.

Instituições participantes

IFMG- Campus Bambuí
IFMG- Campus Ouro Preto
IFMG- Campus Ponte Nova
IFMG- Campus Santa Luzia
IFNMG
IF Sudeste MG
IF Sul de Minas
IFTM
IFAM
IF Goiano
IFMA
IFRJ
IFRS
IF Sertão PE
IFSP

Serviço Cívico Francês
Campus de Pouillé
Campus du Végétal Pays de Brive
CFA Agricole Public des Hauts de France - Site de Lomme
EPL Chambery La Motte Servolex
EPL de Douai
EPL de Laval
EPL de l'Oise
EPLEFPA Nature
Institut St Joseph château de Mesnières en Bray
ITS Institut Technique de Savy
LEGTA Etienne Restat
LEGTA Perpignan-Roussillon
Lycée de Dunkerque
Lycée Franz Stock 28630 Mignières
Lycée professionnel Saint Joseph

Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página