Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

IFMG e Instituto Politécnico em Portugal aprovam cooperação técnica para Programa de Dupla Diplomação

  • Publicado: Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 12h24
  • Última atualização em Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 12h24
Ação estabelece parceria acadêmica entre os cursos de mestrado em Engenharia Civil e do Ambiente (Portugal) e o bacharelado em Engenharia Civil (IFMG), do Campus Santa Luzia.

O Instituto Federal de Minas Gerais e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Portugal, acabam de aprovar o Programa de Dupla Diplomação/duplo grau, que estabelece parceria acadêmica entre os cursos de mestrado em Engenharia Civil e do Ambiente (IPVC) e o bacharelado em Engenharia Civil (IFMG), do Campus Santa Luzia.

A colaboração oferece aos estudantes a oportunidade de obter dois diplomas em diferentes instituições. Em termos práticos, o programa permitirá aos alunos do campus a ampliação de horizontes acadêmicos e profissionais por meio da obtenção do diploma pelo IPVC, enquanto ainda cursam o bacharelado no IFMG.

Há duas áreas de concentração no mestrado, cujas disciplinas devem ser cursadas em dois semestres consecutivos no IPVC: “Estruturas e Cálculos Avançados”, ideal para quem busca aprofundar conhecimento em estruturas metálicas e mistas com normativas internacionais; e “Reabilitação e Gestão de Construções”, voltada para sustentabilidade, gestão ambiental e reabilitação de edificações.

Para participar, o discente necessita apresentar coeficiente de rendimento acima de 70%, além de aprovação em todas as disciplinas até o 8º semestre do curso.

O coordenador do bacharelado em Engenharia Civil do Campus Santa Luzia, Marcos Vieira, ressalta que “a dupla diplomação já está prevista no novo PPC vigente do curso, oferecendo aos discentes a oportunidade de uma formação internacional de renome e com título de mestrado reconhecido na União Europeia”, explica.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais do IFMG, Oiti De Paula, “este é apenas o primeiro; outros acordos de dupla diplomação poderão ser aprovados a partir do interesse dos colegiados dos cursos e das gestões dos campi. Os acordos de dupla diplomação são específicos e são construídos com a efetiva participação dos colegiados dos cursos do IFMG e da instituição parceira internacional”, pontua.

Para o diretor do Campus Santa Luzia, Wemerton Evangelista, “a conquista, primeira a ser formalizada em nossa Instituição, representa mais um passo do IFMG no processo de internacionalização, com muitos resultados  positivos, em especial para os estudantes de Engenharia do campus”, avalia.

Vantagens do Programa de Dupla Diplomação:

  • dois diplomas com reconhecimento internacional: bacharelado em Engenharia Civil (IFMG)  e mestrado em Engenharia Civil e do Ambiente (IPVC);
  • formação internacional e multidisciplinar, com ênfase na Engenharia Civil e do Ambiente;
  • mobilidade acadêmica entre Brasil e Portugal;
  • oportunidade de pesquisa, colaboração em projetos, interação de conteúdos, experiência acadêmica, educacional e profissional de estudantes e professores;
  • desenvolvimento de competências acadêmicas, técnicas e práticas, em uma formação integrada entre o contexto brasileiro e europeu;
  • incentivo à qualificação e empregabilidade;
  • ampliação de perspectivas de carreira, conexão acadêmica, pesquisa e desenvolvimento de projetos.

Acesse o ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA 10/2024 | PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA 

Fonte: IFMG Reitoria

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página