IFMG abre inscrições para cursos técnicos e superiores - 2024

• Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2023, 21h31
  • Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2023, 09h49
Confira todas as regras para o ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo de 2024. As inscrições serão abertas a partir de 4 de setembro. São mais de 4 mil vagas ofertadas.

8b81de3b 8dd1 44eb a62e 3fc2aaa9649fO IFMG divulga nesta quinta-feira, 24 de agosto, os editais do Processo Seletivo 2024 (exame de seleção e vestibular) com oportunidades gratuitas nos 18 campi da instituição para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, técnicos profissionalizantes e de graduação. O ingresso dos novos estudantes será no 1º semestre letivo de 2024.

São mais de mais de quatro mil vagas e 117 cursos ofertados nas cidades de Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista. O período de inscrição começa no próximo dia 4 de setembro e segue até 19 de outubro.

Neste certame, as regras da seleção podem ser conhecidas por meio da leitura dos editais editais 60/2023 (graduação) e 61/2023 (cursos técnicos). Para ingresso nos cursos técnicos (nas modalidades integrado e subsequente ao Ensino Médio), os candidatos serão avaliados presencialmente mediante uma prova a ser realizada no dia 3 de dezembro de 2023. Já a seleção dos cursos de graduação utilizará as notas obtidas pelos candidatos em uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014 a 2023). Para parte dos cursos de graduação, também haverá a opção de ingressar pela análise de desempenho escolar mais prova de redação online.

Vagas

Para o Campus Bambuí serão ofertadas 330 vagas para os cursos Técnicos e 394 vagas para os cursos supeiores. Das vagas totais disponibilizadas, 2.945 estão distribuídas em 66 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (para quem já concluiu o ensino fundamental) e cursos técnicos profissionalizantes (para quem possui o Ensino Médio completo), além de 2.042 vagas para aqueles interessados em ingressar em um dos 61 cursos de graduação.

onfira a distribuição das vagas:

Quadro de Vagas IFMG 2024-1.jpg

Inscrições cursos técnicos integrados ao Ensino Médio - para quem tem apenas Ensino Fundamental

Inscrições cursos técnicos profissionalizantes subsequentes - para quem tem Ensino Médio

Inscrições cursos superiores (graduação) - para quem tem Ensino Médio

Regras

Além de apresentarem detalhes sobre os cursos disponíveis, os editais contêm informações indispensáveis sobre a política de cotas, cronograma completo do vestibular e o conteúdo que será abordado nas avaliações. É fundamental que todos os candidatos façam a leitura atenta desses documentos. Estudantes surdos que necessitarem esclarecer dúvidas ou tratar de qualquer questão relacionada devem enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Lei de Cotas

Conforme a Lei nº 12.711/2012, conhecida com "Lei de Cotas", o IFMG reserva, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham estudado exclusivamente em escolas públicas durante o Ensino Fundamental (no caso dos cursos técnicos) ou o Ensino Médio (no caso da graduação). Além disso, há a destinação de pelo menos uma vaga para pessoas com deficiência (PCD), em todos os cursos ofertados.

Existem, ainda, subdivisões nas vagas reservadas, relacionadas a renda familiar, questões étnico-raciais e deficiência. Candidatos com deficiência e pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas podem ser candidatar a vagas específicas, lembrando que, estas últimas, posteriormente, passarão pelo processo de heteroidentificação para confirmar o direito à vaga.

Por outro lado, se o candidato não estudou em escola pública ou prefere não se inscrever na vagas reservadas (cotas), basta selecionar a opção "Ampla Concorrência".

Edital 61/2023 - cursos técnicos (Ensino Médio e Técnico Profissionalizante)
Resumo com informações importantes do edital 61

Edital 60/2023 - cursos de graduação
Resumo com informações importantes do edital 60