Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Fórum Franco-Brasileiro é aberto em Bambuí com destaque para o protagonismo estudantil e cooperação internacional

  • Publicado: Quarta, 22 de Outubro de 2025, 12h36
  • Última atualização em Quarta, 22 de Outubro de 2025, 12h38

Autoridades reforçam laços entre Brasil e França e o papel dos estudantes na construção de soluções sustentáveis

O IFMG - Campus Bambuí sediou, na tarde de ontem (21), a abertura oficial da 8ª edição do Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, que este ano tem como tema “Sistemas alimentares e mudanças climáticas: desafios e perspectivas”. O evento contou com a presença de autoridades brasileiras e francesas, entre elas, o reitor do Instituto, Rafael Bastos; o chefe do Escritório de Relações Europeias e Cooperação do Ministério da Agricultura da França, Gerardo Ruiz; o conselheiro Agrícola Regional, Pierre-Adrien Romon e o adido de Cooperação Científica e Universitária, Patrick Lanusse, ambos da Embaixada da França; o diretor-geral do Campus Bambuí, Humberto Carvalho; o prefeito do município, Firmino de Oliveira Jr.; e o diretor de Relações Internacionais do IFMG, Oiti de Paula.

Logo na abertura, foi consenso entre os discursos o papel central dos estudantes na consolidação dos debates e projetos apresentados ao longo da programação. “Esse evento só faz sentido por vocês e com vocês”, ressaltou o professor Oiti de Paula, responsável pela organização do Fórum no IFMG. Ele lembrou que a edição de 2025 marca os 20 anos de realização do evento e coincide com as comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. Oiti destacou ainda a importância de refletir sobre os efeitos das mudanças climáticas e o papel da produção sustentável de alimentos nesse cenário global.

 “O Fórum mostra como uma escola agrícola é um lugar de criação de conhecimento e de soluções conjuntas.”
Gerardo Ruiz, Ministério da Agricultura da França

Representando a Embaixada da França no Brasil, Patrick Lanusse exaltou as riquezas de Minas Gerais e o papel do estado como polo de conhecimento e inovação. Ele lembrou que a produção sustentável de alimentos é uma questão global, destacando que “a agricultura da França não vai alimentar só a França, e a do Brasil, também não vai alimentar só o Brasil”. O também representante da Embaixada, Pierre-Adrien Romon, reforçou o caráter estratégico da cooperação científica entre os dois países. “O Brasil é o maior parceiro da França em pesquisa e agricultura na América Latina”, afirmou, acrescentando que a agricultura, embora seja fonte de gases de efeito estufa, é também parte da solução para as questões alimentares do planeta. Romon ainda destacou o papel dos jovens na continuidade da amizade entre as nações: “Vocês jovens é que estão preparando os próximos 200 anos dessa relação”.

O francês Gerardo Ruiz, do Ministério da Agricultura da França, enfatizou o papel transformador das instituições de ensino na formação e inovação. “O Fórum mostra como uma escola agrícola é um lugar de criação de conhecimento e de soluções conjuntas”, disse, corroborando a fala do diretor-geral do Campus Bambuí, professor Humberto Carvalho. “O evento está em sinergia com Bambuí e tem muito a ver com a identidade do nosso campus, uma unidade com vocação agrícola e foco na sustentabilidade”, comentou Humberto.

Já o reitor do IFMG, Rafael Bastos, ao encerrar a cerimônia, enfatizou que eventos como o Fórum permitem avanços coletivos e reforçou a importância da democratização do conhecimento para a construção de um futuro sustentável.

Experiências e soluções em rede
Após a solenidade de abertura, os conferencistas compartilharam experiências desenvolvidas em parceria entre Brasil e França. Pierre-Adrien Romon apresentou um projeto educativo que utiliza um jogo de cartas para ensinar crianças, de 7 a 14 anos, sobre as riquezas dos biomas brasileiros, por meio das características de árvores nativas. Patrick Lanusse expôs uma iniciativa voltada à capacitação de municípios mineiros para a elaboração de planos locais de ação climática, em que as comunidades participam diretamente da construção das medidas. Já Rafael Bastos abordou o papel do indivíduo frente às mudanças climáticas e apresentou ações da Rede Federal de Educação - especialmente do IFMG - frente ao desafio de atual em diferentes biomas do país, destacando a responsabilidade da educação pública na promoção de uma cultura de sustentabilidade.

Sobre o Fórum Franco-Brasileiro

Realizado de 20 a 24 de outubro, o Fórum Franco-Brasileiro reúne cerca de 250 participantes, entre professores, estudantes, pesquisadores e autoridades do Brasil e da França. Criado em 2005, o evento busca aproximar comunidades acadêmicas e científicas dos dois países, promovendo trocas de experiências e reflexões conjuntas sobre temas globais. A edição de 2025 celebra duas décadas de Fórum e integra as comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, dentro do Ano do Brasil na França e Ano da França no Brasil.

Até sexta-feira, dia 24, o evento ainda terá palestras, oficinas, atividades culturais e apresentações diárias de trabalhos desenvolvidos em parcerias entre Brasil e França.

Confira a programação completa do evento. 

Compartilhe:
Fim do conteúdo da página