Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

IFMG marca presença na 5ª Semana Nacional da EPT, em Brasília (DF)

  • Publicado: Sábado, 11 de Outubro de 2025, 09h13
  • Última atualização em Segunda, 13 de Outubro de 2025, 08h47

Em evento que reúne a participação de quase 1.500 expositores, Instituto apresenta estandes na Mostra Tecnológica e no projeto “Saberes e Sabores da Educação”. Atividades se estendem até quinta-feira.

O IFMG está marcando forte presença na 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada entre os dias 7 e 9 na Arena BBB Mané Garrincha, em Brasília (DF). Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, o evento conta com a participação de 63 instituições do país e 1.434 expositores de pesquisas. Em 2025, a SNEPT ocorre juntamente com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria (Curicaca), promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Abertura

A abertura, no dia 7, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, que ressaltou a apresentação de mais de 400 projetos na SNEPT: “aqui está sendo exposto o que é destaque em ciência, inovação e tecnologia. É o momento de fortalecer a relação entre educação, sociedade civil e setor produtivo”, afirma.

Para o reitor do IFMG, Rafael Bastos, a presença na Arena em Brasília reforça a extensa representatividade do IFMG no Estado. “Os projetos mostram um pouco do trabalho que é feito nos campi. Estamos dando ênfase à regionalidade e aos arranjos produtivos locais. Nesta edição, além dos projetos associados à sustentabilidade, à robótica e outras temáticas importantes, estamos com o estande do queijo”, explica. Bastos enfatiza, ainda, a relevância do comparecimento de alunos e servidores ao evento, como “os grandes protagonistas do processo”, acrescenta.

Mostra Tecnológica

A Mostra Tecnológica integra a programação da 5ª SNEPT, por meio da qual são exibidos produtos, protótipos e processos inovadores provenientes de Ensino, Pesquisa, Extensão aptos a culminar com ativos de propriedade intelectual, industrial, registros de softwares e/ou patentes.

No âmbito do IFMG, são 12 projetos participantes, com uma comitiva que envolve 17 estudantes e 11 professores dos campi Arcos, Bambuí, Betim, Formiga, Ibirité, Ouro Preto e Sabará. É a segunda maior delegação entre instituições de ensino no evento.

Para a coordenadora-geral da equipe do Instituto, Camila Cristina Pereira, “o processo traz, em primeiro lugar, a interseção do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Além disso, é interessante para trabalharmos os produtos tecnológicos na pesquisa aplicada: uma forma de abordar a ciência no contexto do dia-a-dia. E isso está diretamente relacionado à atual política do IFMG”, explica a servidora da Pró-Reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (PRIPPG).

Camila frisa a ação colaborativa entre as pró-reitorias, uma vez que, com o apoio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), foi possível promover uma atividade interdisciplinar. “Está sendo um aprendizado acadêmico, científico e institucional”, completa.

Confira os projetos:

WhatsApp Image 2025-10-08 at 18.51.31.jpeg

Smart Sort - Desenvolvimento de um sistema automatizado para seleção inteligente de resíduos"
Campus Arcos
Marcos Paulo Pedroso (orientador)
Breno Vilela

 


“Desenvolvimento de repelente natural com propriedades cicatrizantes à base de Aloe vera e Syzygium aromaticum”
Campus Bambuí
Ana Cardoso (orientadora)
Franciele Santos

WhatsApp Image 2025-10-08 at 18.49.56.jpeg“Rastreabilidade inteligente: inovação na certificação do queijo Minas artesanal com visão computacional”
Campus Bambuí
Calebe Júnior (orientador)
Marçal Moreira

 

mostra9 (4).jpeg“Programa de equoterapia”
Campus Bambuí
Marcos Cardoso (orientador)
Sávio Lima
Leidiane Pinto

 

mostra9 (1).jpeg“Experimentoteca”
Campus Betim
Esdras Alves (orientador)
Nathalia Pocceschi
Maria Messias

 

WhatsApp Image 2025-10-08 at 18.51.03.jpeg“Desenvolvimento de um kit educacional voltado a projetos eletrônicos para implementação de protótipos em IoT, Robótica e Automação”
Campus Betim
Michelle Santos (orientadora)
Lucas Brandão

 

WhatsApp Image 2025-10-08 at 18.48.13.jpeg“Desenvolvimento de modelos didáticos para o ensino de energias renováveis”
Campus Formiga
Lucas Meloni (orientador)
Carlos Eduardo Pereira
Daniel Costa

 

WhatsApp Image 2025-10-08 at 18.52.10.jpeg“Clube de robótica 2024 – Robótica educacional, competências e aprendizado”
Campus Ibirité
Diogo Souza (orientador)
Lorena Silva

 


“Desmatamento Zero 2030 – Estudo da dinâmica do ciclo da água e do carbono em florestas tropicais”
Campus Ouro Preto
Luciano Miguel Santos (orientador)
Daliana Silva

mostra9 (3).jpeg“Smart Pills – Sistema inteligente de gestão de medicamentos”
Campus Ouro Preto
Sílvia Grasiella Almeida (orientadora)
Maria Luiza Teixeira

 

 

WhatsApp Image 2025-10-08 at 18.47.53.jpeg“Saneamento participativo: proteção à saúde e geração de trabalho e renda em comunidades rurais do distrito de Cachoeira do Brumado, município de Mariana-MG”
Campus Ouro Preto
Luciano Miguel Santos (orientador)
Iasmin Carvalho 
Cinara Rodrigues

mostra9 (2).jpeg“Desenvolvimento de um aplicativo para segurança de mulheres em risco de violência doméstica em Sabará (MG)”
Campus Sabará
Carlos Silva (orientador)
João Pedro Santos

 

MOSTRA (8).jpeg

"IFMG na rota do queijo"

Em parceria com o IF Sul de Minas e produtores locais, o IFMG participa da mostra “Saberes e Sabores da Educação”, com o estande temático “IFMG na rota do queijo: do Serro à Canastra”.

O espaço é fruto de trabalho conjunto entre a Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proex), Pró-Reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (PRIPPG), Centro de Excelência de Produtos Artesanais, Campus São João Evangelista e Campus Bambuí.

O diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson Costa, explica que "o projeto institucional envolveu os campi agrícolas e mais de 20 produtores das regiões para valorizar a cultura mineira e a produção do queijo artesanal. É uma oportunidade grandiosa para nossos estudantes e servidores", esclarece.

SNEPT (9).jpeg

Compartilhe:
Fim do conteúdo da página