Processo Seletivo 2026: sorteio de vagas dos cursos técnicos subsequentes
IFMG realiza na terça-feira, 21 de outubro, o processo de seleção para ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio. Entenda como funcionará o sorteio.
O IFMG realiza na próxima terça-feira, 21 de outubro, o sorteio de vagas do Processo Seletivo 2026, referente ao ingresso de novos alunos em seus cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio. Conforme o edital 784/2025, 665 vagas em 17 cursos estão sendo ofertadas neste certame. A lista dos candidatos que participam do sorteio foi publicada no dia 3 de outubro e está disponível para consulta na página da Fundação Cefet Minas (FCM), instituição responsável pela execução do processo.
Na listagem, foi atribuído um número para cada inscrito, considerando a ordem alfabética. Essa numeração, feita em ordem crescente, será utilizada no sistema do sorteio eletrônico. Para realizar o procedimento, vai ser empregado um software de código aberto adaptado e em uso por instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Com a finalidade de permitir a inspeção e auditoria por parte dos interessados, o código-fonte foi disponibilizado pela FCM na página do Processo Seletivo 2026.
Essa ferramenta eletrônica aplicará os seguintes parâmetros de entrada:
- quantidade de números a sortear: será idêntico ao tamanho da fila de concorrência com maior número de candidatos.
- semente: é a sequência numérica utilizada para iniciar o algoritmo gerador de números aleatórios.
O software receberá, então, a informação de quantos números (N) devem ser gerados na saída. A partir disso, a ferramenta executa um algoritmo matemático embaralhando, de modo autônomo, o conjunto de números solicitado (1 a N) e fornecendo, na saída, a sequência por ela calculada como resultado de seu processamento interno. Ao final, o conjunto (1 a N) fica ordenado de modo disperso e independente da ação humana que ativou o mecanismo.
No Processo Seletivo do IFMG, “N” corresponde ao número de candidatos da maior fila de concorrência dentre todos os cursos participantes do sorteio. Para executar o seu algoritmo interno, a ferramenta eletrônica de sorteio necessita de uma sequência numérica iniciadora, usualmente denominada como semente. Esse número serve como insumo disparador do cálculo matemático constituinte da ferramenta e é, também, um fator de garantia de que o mecanismo de sorteio é autônomo, livre de manipulação em sua operação e auditável.
A semente será de conhecimento público, sendo obtida de origem externa e independente da organização do Processo Seletivo. A sua fonte será o resultado da Lotofácil (Loteria da Caixa Econômica Federal) do dia 21 de outubro de 2025. Após serem divulgados os 15 números de dois dígitos apurados pela CEF, será composta a semente com 30 dígitos e realizado, no dia 21, o sorteio eletrônico do Processo Seletivo 2026.
A ordem dos números apurada será divulgada no mesmo dia, depois das 20h. Já o resultado preliminar contendo as listas nominais dos candidatos participantes será publicado no dia 22 de outubro. Os recursos contra essa classificação poderão ser submetidos nos dias 23 e 24. Já o resultado final está previsto para ser publicado a partir de 29 de outubro.
Dúvidas ou demandas relacionadas ao processo seletivo podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Lista dos candidatos e número no sorteio
Página do Processo Seletivo 2026 - com editais
Leia mais:
Processo Seletivo 2026: CDI com local e horário da prova está disponível
Seu Nome Está Aqui? Acesse a lista final de inscrições homologadas do PS 2026
Redes Sociais