Rumo à nota 1.000!
Projeto de pesquisa do Campus Ribeirão das Neves lança segundo volume da série “Rumo à nota mil: repertórios para a redação do Enem", que promoveu melhora significativa nas notas dos estudantes da unidade
A sala já estava cheia e mais cadeiras continuavam chegando para acomodar novos alunos, inscritos de última hora, no “aulão de redação”, ocorrido em 5 de novembro, durante o Planeta IFMG. Tanto interesse tinha um (bom) motivo:“No Enem 2022, 83% dos nossos formandos do ensino médio, conquistaram notas na redação entre 800 e 980 pontos. No Enem 2023, a média no Campus Ribeirão das Neves foi de 895,5, enquanto a média nacional foi de 641,6”, explicou a a coordenadora de Pesquisa do IFMG Gláucia Xavier, que também coordena o projeto “Rumo à nota mil: repertórios para a redação do Enem”
A aula, que lotou o Laboratório Halma, no Campus Ribeirão das Neves, mostrou um pouco do que é desenvolvido nesse projeto, iniciado há seis anos e que já gerou duas publicações. Segundo a professora Gláucia, cada um dos volumes tem foco em um aspecto da redação. “O primeiro ensina o aluno a escrever uma redação para o Enem, frase por frase. Já o segundo, lançado durante o Planeta IFMG 2025, trata dos repertórios socioculturais".
As obras foram escritas pela professora em parceria com os estudantes bolsistas do projeto. ”O ponto positivo de trabalhar com alunos é que vemos o crescimento acadêmico deles de forma rápida e densa. Eles são muito proativos e têm desejo de produzir os materiais. E, o principal, vivenciam o Enem, têm interesse no tema e falam a linguagem do público alvo dos livros. Isso faz muita diferença”, explicou a docente, que já anunciou uma terceira edição.
3º Livro
O terceiro volume da coletânea vai trazer o conceito e exemplos do que é uma sentença complexa e como fazê-la. Segundo a coordenadora, durante a leitura das redações avaliadas com a nota mil a equipe do projeto constatou que todas são compostas por sentenças complexas, ou seja, com muitos adjetivos e advérbios, conectivos variados, orações subordinadas, vocabulário sofisticado, dentre outras características. “Acreditamos que se esses conteúdos forem ensinados e trabalhados na sala de aula, os alunos terão desempenho significativo na redação, que equivale a 20% da nota do Enem”, explicou.
Acesse o primeiro volume da série "Rumo à nota mil: repertórios para a redação do Enem"
Acesse o segundo volume da série "Rumo à nota mil: repertórios para a redação do Enem"

Redes Sociais