Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Idiomas Menu Tradutor Linguagens

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Resultado da XV Feira Interdisciplinar de Produção Acadêmica – FIPA

  • Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 10h10
  • Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 08h06

 FIPA COMISSÃO

A XV Feira Interdisciplinar de Produção Acadêmica – FIPA foi uma atividade da X Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí que este ano teve como tema “A matemática está em tudo”. Trata-se de um evento organizado para apresentação dos trabalhos, fruto de produção acadêmica, desenvolvidos pelos estudantes. 

Este evento tem como objetivo integrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes às práticas de dinamismo, capacidade empreendedora, criatividade e iniciativa. Também traz benefícios à comunidade local e regional do ponto de vista da socialização do saber e da possibilidade de industrialização e/ou implantação dos trabalhos expostos no evento. 

A FIPA é um meio de divulgação dos cursos e dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos estudantes, bem como de atração do público e do interesse de empresas. Este evento mobiliza a população em torno de temas e atividades da Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Muitos projetos desenvolvidos no IFMG e apresentados na FIPA já ganharam prêmios em nível regional e nacional e resultaram em produtos com potencial para o mercado. 

FIPA 2017 ROBSON E ANDRÉEste ano a FIPA foi realizada no dia 28 de setembro de 2017, e aproximadamente 600 pessoas estiveram presentes, onde conheceram trinta trabalhos em diversas áreas como: protótipos, softwares, projetos de empreendedorismo e alimentos. O público prestigiou também músicas ao vivo da dupla Robson e André, e do professor José Hilton, com a performance Tim Bass Show. Após a apresentação dos trabalhos expostos pelos estudantes e julgamento pelas comissões de juízes, houve a premiação dos melhores trabalhos de cada categoria, bem como do melhor trabalho apresentado na FIPA 2017.

 

TRABALHOS PREMIADOS

CATEGORIA ALIMENTOS

 

1° lugar - Veggie Hot Burguer

2° lugar - Iogurte Grego com polpa de tomate

3º lugar - Manteiga com queijo canastra

 

CATEGORIA SOFTWARE

1° lugar – Um sistema identificador de oportunidades de investimento baseado em redes neurais artificiais para o mercado de ações

2° lugar – Sistema classificador de websites de notícias baseado em redes neurais artificiais

3º lugar – Busca Reunião

 

CATEGORIA PROTÓTIPO/PRODUTO

1° lugar – Sistema eletrônico para aplicação de agrotóxico de acordo com o volume do dossel da planta

2° lugar – Implantação de sistemas para reutilização da água descartada pelos destiladores do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí

2º lugar – Microscópio ótico de baixo custo

 

CATEGORIA EMPREENDEDORISMO

1° lugar – BOSQUE Consultoria Ambiental

2° lugar – Alambique Serra da Saudade

 

VEGGIE HOT BURGUERE dentre todas as categorias, o trabalho VEGGIE HOT BURGUER foi eleito o melhor trabalho apresentado na FIPA 2017!

RELATO DOS MEMBROS DO VEGGIE HOT BURGUER

"Com a FIPA aprendemos a trabalhar em equipe, se doar para conquistar os objetivos e fizemos grandes amizades. Nossa participação acrescentou muito em nossas vidas acadêmicas, pois conseguimos vencer o desafio da criação do produto quebrando um tabu da sociedade com relação ao produto vegano, além da motivação devido à premiação nas duas colocações. Foi um grande aprendizado!" (Bruna Arantes Mangia Oliveira, Felipe Ribeiro Marques, Jasmim Lopes cordeiro, Maxuel Fernando Aparecido Neto, Rebecca Cardillo Diniz)

 

RELATO DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

"O curso de Engenharia de Alimentos do IFMG - Campus Bambuí possui um perfil que busca estimular seus alunos a trabalhar em busca do desenvolvimento de novos produtos e processos. Assim, a participação dos alunos nesse tipo de evento só vem a agregar na formação profissional dos mesmos, uma vez que é uma oportunidade de unir conhecimentos teóricos e práticos em prol da inovação na área de ciência e tecnologia de alimentos. Além disso, o evento estimula o lado empreendedor do aluno e o trabalho em equipe, características muito importantes no mercado de trabalho".

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O CURSO

O Curso Superior de Engenharia de Alimentos do IFMG - Campus Bambuí forma profissionais qualificados para atuar nas áreas científica, técnica, comercial e de extensão relacionadas à comercialização e industrialização de alimentos, com capacidade de contribuir para o constante avanço dessas áreas, minimizando custos de produção e incrementando a qualidade dos produtos alimentícios ofertados no mercado, priorizando questões ambientais, sociais e ético-profissionais.  

O Engenheiro de Alimentos atua na produção, controle e otimização de processos, no controle de qualidade e conservação de matérias-primas, no desenvolvimento e aprimoramento de ingredientes alimentícios, produção e comercialização de equipamentos agroindustriais, instituições de ensino, pesquisa e extensão em ciência e tecnologia de alimentos.

O curso habilitará o profissional para desenvolver, acompanhar e otimizar projetos de implantação e expansão de indústrias de alimentos e de serviços de alimentação, atuando no gerenciamento e desenvolvimento de produtos e processos agroindustriais e no planejamento e implementação de programas de controle e gestão de qualidade. Poderá também atuar em laboratórios de análises microbiológicas, físico-químicas, microscópicas, sensoriais e instituições de ensino.

O Curso Superior de Engenharia de Alimentos do campus Bambuí é ofertado na modalidade Bacharelado, com duração de 5 anos, em período integral, no turno diurno.

 

COMUNICADO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA FEIRA INTERDISCIPLINAR DE PRODUÇÃO ACADÊMICA (FIPA)

A Comissão Organizadora da Feira Interdisciplinar de Produção Acadêmica (FIPA) comunica a todos os envolvidos no evento na edição deste ano que os certificados de participação, de orientadores e dos auxiliares já se encontram disponíveis para retirada na Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - DIPPG.

 

Fonte: Coordenadoção da FIPA 2017, Coordenação do Curso de Engenharia de Alimentos

 

Compartilhe:
registrado em:
Fim do conteúdo da página