Conselho de Classe
Conselho de Classe é uma reunião avaliativa em que os envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de vista.
Seu objetivo é favorecer uma avaliação mais completa do estudante e do próprio trabalho docente, proporcionando um espaço de reflexão sobre o trabalho que está sendo realizado e possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas à aprendizagem de cada turma e/ou aluno. É diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos docentes.
No Conselho de Classe, mais do que decidir se os alunos serão aprovados ou não, objetiva-se encontrar os pontos de dificuldade tanto dos alunos quanto da própria instituição de ensino na figura de seus professores e organização escolar.
Não se deve ater somente a questões dos alunos e suas notas e comportamentos, sem avaliar a própria prática educativa da escola. Deve-se discutir o aluno de modo integral, e não ficar acentuando apenas seus pontos negativos.
O conselho de classe desempenha o papel de avaliação dos alunos e de auto-avaliação da prática do professor, com o objetivo de diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos, e apontar as mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superar tais dificuldades.
As reuniões do Conselho não devem se ater somente aos momentos de “fechar as notas”.
Busca-se a reformulação nas práticas escolares a partir das reflexões realizadas na discussão em conselho de classe.
Nesta prática avaliativa, cada aluno deve ser visto individualmente, em suas singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias particulares.
O Conselho de Classe, para cumprir sua função, exige dos professores um olhar cotidiano detalhado sobre cada indivíduo para que, durante a reunião, possam contar, explicar, lembrar e definir, a partir daquilo que observaram e obtiveram como informação sobre a aprendizagem, o desenvolvimento e a história de vida de cada aluno, assim como o tipo de progressão adequada para cada um deles.
O processo de avaliar possui, basicamente, três passos:
• Conhecer o nível de desempenho inicial do aluno (constatação da realidade);
• Analisar o progresso do aluno comparando seu nível inicial de desempenho com o nível atual, considerando o que é essencial e importante de ser aprendido e desenvolvido ao longo do processo educativo (qualificação da aprendizagem);
• Tomar decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.
Fundamental é ter consciência de que só se pode avaliar o que foi ensinado e que a evolução do aluno, seu progresso entre o nível inicial e atual, é o que importa.
Desta forma, é necessário que enquanto os alunos têm seu desenvolvimento avaliado, os professores também reflitam sobre a necessidade de reformular as práticas educativas a fim de levar sugestões para somar às reflexões que serão realizadas durante o Conselho de Classe.
Coordenadoria de Assuntos Didáticos e Pedagógicos
Redes Sociais