Reunião de Pais e Mestres
A reunião de pais e mestres é um evento que acontece em praticamente todas as escolas brasileiras, públicas ou particulares, e que pode contribuir para consolidar a parceria entre a família e a escola na Educação. Esse momento é uma excelente oportunidade para rever conceitos, formar e mudar de opinião, refletir sobre práticas e atitudes, aprofundar conhecimentos, esclarecer dúvidas e estreitar relações.
Essa reunião não é uma mera formalidade que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. Ela permite que os pais conheçam seu filho de outros pontos de vista, para ajudá-lo e firmar parceria com a escola, o que se traduz em confiança para todos.
No momento da reunião de pais, a instituição busca orientar os pais ou responsáveis pelos alunos, saber um pouco sobre a vida do aluno e compartilhar aspectos de conduta dos educandos no ambiente escolar.
Um dos aspectos que poderá fazer com que a reunião de pais seja bem-sucedida é o fato de o professor estar preparado, pois é ele quem terá o contato direto com os responsáveis. Precisa ter segurança e certeza sobre o significado de sua prática, manter de forma clara as suas fundamentações teóricas, bem como suas anotações (notas, frequência, conteúdo trabalhado etc.), a fim de prestar todas as informações necessárias aos pais.
É importante levar em consideração também a expectativa e interesse dos pais que participam da reunião. Pensar naquilo que cada um deles gostaria de levar após a reunião, como sugestões e conselhos para o bom encaminhamento das questões relevantes sobre os alunos.
A reunião de pais e mestres deve dar elementos para os responsáveis estimularem seus filhos a terem um melhor desempenho acadêmico, social e afetivo. Não existe uma receita pronta para que esse encontro seja sempre um sucesso, ou um momento em que 100% dos pais sairão satisfeitos.
Assim, o importante é que haja um momento de interação pessoal, momentos em que só o professor fale e momentos em que o pai possa se expressar, e que esse diálogo não fuja ao objetivo principal que é o bem-estar do aluno e seu aproveitamento acadêmico.
A reunião de pais é um momento de troca de experiências, em que fique bem claro que a escola quer o melhor para o educando e que cada educador está ali para ajudar nesse processo juntamente com o apoio familiar.
Campbell, Selma Inês. Reunião de Pais e Metres: Organização e Planejamento. Wak. Rio de Janeiro, 2011. Texto Adaptado.
Redes Sociais