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O desinteresse dos alunos na sala de aula

Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2015, 13h46 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2017, 16h10

Existem certos problemas no ambiente escolar que são praticamente impossíveis de não ocorrer, sendo a desmotivação do aluno um dos mais preocupantes - fato rotineiro que ocorre com profissionais de todas as áreas da educação e em diferentes níveis de ensino.

Considerado como um problema de difícil resolução, é fundamental que o professor compreenda o que vem a ser a motivação e como ela se constrói.

Geralmente, a falta de motivação é originada das características próprias do aluno e do ambiente escolar como um todo, fazendo com que o aluno passe a ter medo do próprio fracasso escolar e de como lidar com ele. 

Ressalta-se que os pais, os colegas e o grupo social no qual este jovem se relaciona também contribuem para a sua desmotivação. 

Determinados alunos apresentam grande dificuldade em interagir com certas atividades, outros apresentam resistência total no sentido de adquirir conhecimentos, se isolando dos demais colegas, negando a participar das atividades propostas, bem como não apresentando interesse qualquer em realizar algo que se refere à aprendizagem. 

O professor deve ficar atento ao comportamento de seus alunos, visto que podem partir desde aqueles jovens mais agitados tanto como os jovens desligados e inquietos. 

No sentido de ajudar o aluno desmotivado, o professor deve se preocupar com o ambiente escolar, em especial a sala de aula, o desenvolvimento das atividades, a organização e, principalmente, a relação professor/aluno e o processo avaliativo. 

Com o objetivo de contribuir com os professores que, muitas vezes, no exercício da profissão apresentam o verdadeiro interesse em ajudar o aluno desmotivado, seguem abaixo algumas sugestões baseadas em estudiosos da área, com o objetivo de auxiliar o educador na prática, motivando seu aluno, independentemente da disciplina ou série em que se encontra:

 

• Aplique o conteúdo com entusiasmo, evitando aulas “mecânicas”;

• Faça com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, ao invés de apenas memorizar;

• Busque sempre relacionar os conteúdos com fatos da atualidade;

• Estabeleça um ritmo de aula de forma que todos possam acompanhar o raciocínio que exige o conteúdo;

• Quando o aluno apresentar dificuldades, apresente a ele pistas proporcionando oportunidades para superar as dificuldades, fazendo com que exerça seu próprio raciocínio;

• Ao iniciar a aula, estabeleça metas e objetivos dessa, porém, baseados no ritmo da turma, combinando regras para que não seja desviado o objetivo da aula;

• No momento da avaliação, o ideal é que o professor evite comparações, ameaças, ou seja, condutas negativas que possam vir a refletir maleficamente na autoestima dos alunos. 

 

O professor, sendo mediador do conhecimento, é responsável por realizar essa função da melhor maneira possível, buscando sempre se manter atualizado, podendo formar cidadãos cada vez mais capacitados.

 

Por Elen Campos Caiado

Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia

Equipe Brasil Escola

Fonte: http://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/como-proceder-com-alunos-desmotivados.htm

 

Publicações anteriores:

A importância da disciplina em sala de aula

Evasão Escolar: as pricipais causas e como evitar

Educação Inclusiva

Conselho de Classe

Podemos encontrar alguma semelhança entre uma avaliação e um remédio?

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